26 de setembro de 2022
Por: Theo Karam Vieira Maciel
Quando pensamos em dinossauros, logo nos vem à ideia uma Terra completamente dominada pelos gigantes Tiranossauros rex, com suas garras e dentes afiados, e Brachiosaurus, com seu longuíssimo pescoço capaz de alcançar a copa das mais altas árvores. Mas será que eles realmente dominavam todo o ambiente terrestre? Bem, apesar de essa ideia fantasiosa ser muito mais legal, na realidade, os dinossauros, por muito tempo, ocuparam quase que exclusivamente as zonas temperadas do globo terrestre, sendo raríssima sua ocorrência na região tropical. E, quando ocorriam, eram apenas pequenos dinossauros carnívoros. Mas, se atualmente as regiões tropicais são as com maior biodiversidade animal e vegetal, por que naquela época os dinossauros eram tão escassos nessas áreas e eram apenas pequenos carnívoros?
A resposta para essas perguntas gira em torno de uma característica muito importante das zonas tropicais dessa época: condições climáticas extremamente variáveis. Estudos realizados no sudoeste dos Estados Unidos mostraram intensas flutuações na temperatura, na umidade e nos regimes de chuva dessa zona, além de regimes de queimadas naturais frequentes. Com isso, a vegetação local apresentava também grandes variações, de forma que apenas espécies adaptadas a tanta instabilidade sobreviviam e se mantinham. Dessa forma, é possível entender a ausência completa de grandes herbívoros, afinal, não existia uma vegetação que os suportasse, e a presença de alguns pequenos dinossauros carnívoros, que dependem menos diretamente da população de plantas. Com isso, as zonas temperadas mais úmidas e mais estáveis configuravam ambientes muito mais prósperos para esses grupos de grandes dinossauros, que se expandiam e dominavam essas regiões.
Apesar disso, não quer dizer que os trópicos eram inóspitos. Diversos grupos de vertebrados foram capazes de colonizar e sobreviver a essas variações constantes e abruptas, como os pseudossuquianos, grupo que inclui os crocodilianos. Dessa forma, podemos perceber que, apesar de grandes e, aparentemente, imbatíveis, os dinossauros não dominavam todos os ambientes terrestres de maneira contínua e hegemônica.
Artigo fonte: Whiteside, J. H.; Lindström, S.; Irmis, R. B.; Glasspool, I. J.; Schaller, M. F.; Dunlavey, M.; … & Turner, A. H. (2015). Extreme ecosystem instability suppressed tropical dinosaur dominance for 30 million years. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 112, n. 26, p. 7909-7913. Doi: 10.1073/pnas.1505252112 Disponível em: <https://doi.org/10.1073/pnas.1505252112> acesssado em: 22/05/2023.
Fonte e legenda da imagem de capa: Apesar de curioso, grandes dinossauros, principalmente herbívoros, não habitavam regiões tropicais. Imagem elaborada pelo próprio autor do texto: Theo Karam Vieira Maciel.