Megalodon: Topo da cadeia alimentar?

24 de setembro de 2022

Por: Bruna Emanuelle

Um dos maiores desafios da paleontobiologia é reconstruir as características e condições que permitiram a sobrevivência de uma espécie já extinta no ambiente. Sabe-se que a dieta e interações como competição entre espécies podem determinar sua sobrevivência. Baseando-se nisso, cientistas geralmente usam de conteúdo do estômago fossilizado, marcas de mordidas etc., para se basear e recriar a dieta desses animais. No entanto, essas ocorrências são raras e não necessariamente mostram a alimentação daquela espécie durante um longo período de tempo, nem a posição da espécie na cadeia alimentar.

Otodus megalodon é uma espécie de tubarão, sendo um dos maiores carnívoros que já existiram, sua dieta e a competição por recursos têm sido discutidas como possíveis responsáveis por sua evolução e extinção. O que ainda não se sabe explicar é seu desaparecimento repentino no registro fóssil. Com o uso de isótopos de zinco presentes em tecidos vertebrais e na fase mineral de tecidos esqueléticos (que vêm principalmente da alimentação), pesquisadores compararam a dieta do megalodon com a do grande tubarão branco. Com ambos se alimentando no topo da cadeia alimentar (ou próximo dele), existiu a possibilidade de competição por recurso.

A análise feita demonstrou uma potencial mudança hierárquica na cadeia alimentar, onde foram encontradas evidências de que o megalodon apresentou declínio populacional devido à queda da população de presas. A população de tubarões brancos teriam sido menos afetadas, sendo que o tamanho da espécie e a necessidade menor de recursos teriam contribuído para que isso acontecesse. Não se pode afirmar que isso levou à extinção desses gigantes, mas sim são evidências do que talvez tenha acontecido.

Texto fonte: McCormack, J., Griffiths, M.L., Kim, S.L. et al. Trophic position of Otodus megalodon and great white sharks through time revealed by zinc isotopes. Nature Communications 13, 2980 (2022). Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41467-022-30528-9 acessado em: 23/03/2023.

Fonte e legenda da imagem de capa: Comparação do tamanho do megaladon e do ser humano. Autoria de Oliver E. Demuth. Extraída de commons.wikimedia.org. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Megalodon_size_chart.png Acessada em: 23/03/2023.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: