Como ensinar paleontologia

11 de setembro de 2020

Por: Jefferson Caio

Essa é uma síntese do artigo “A PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALFABETIZANDO E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO” e o mesmo foi elaborado por Fernanda Torello de Mello, Luiz Henrique Cruz de Mello e Maria Beatriz de Freitas Torello. Nesse artigo os autores tentam trazer um questionamento de como anda o ensino sobre a paleontologia no cenário brasileiro, uma vez que o mesmo é conteúdo de formação básica dos alunos de todos os formatos de ensino. Entretanto, tal conteúdo é um assunto que não tem tanta visibilidade ou existe uma certa desinformação sobre o tema abordado.

O artigo quebra todo aquele paradigma de que o conhecimento de paleontologia é algo complexo e restrito a pesquisa , e tenta apontar algumas possíveis soluções como a visita a museus e a aulas expositivas sobre o tema com itens didáticos, assim trazendo o assunto mais íntimo para a sociedade.

Para o trabalho do artigo foram selecionados os principais pontos que mantém essa relação de complexidade entre o ensino e o tema e com isso foram traçados objetivos para tentar elucidar essas questões. Desta forma, foi possível manter um contato íntimo com alunos e educadores, assim estimulando o aprendizado durante o ensino e trazendo para o cotidiano.

Para a execução projeto os autores pegaram um colégio de São Paulo, chamado Colégio Pequenópolis durante o ano de 2002, e para esta atividade pegaram alunos de 4 a 6 anos, que nesta idade possuem um entusiasmo de questionar nato. Como material de apoio foram utilizadas apostilas para trabalhar com as crianças a fim de instigar o saber pelo passado.

Com o trabalho podemos observar quais são as ações que devemos tomar para que possamos estimular os alunos ao conhecimento paleontológico, desta forma buscar a aproximação do saber do passado para os tempos atuais.

Artigo fonte: Mello, Fernanda Torello de; Mello, Luiz Henrique Cruz; Torello, Maria Beatriz de Freitas. (2005). A paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo conhecimento. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 395-410. <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Legenda e fonte da imagem: Trabalho realizado no colégio, para aproximar a paleontologia do cotidiano. Figura extraída do artigo fonte.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: