Aplicando a prática em Paleontologia na Educação Básica

22 de novembro de 2021

Por: Thaywane Soares

A Paleontologia é uma ciência que aborda conceitos básicos sobre o aparecimento e desenvolvimento de vida no planeta Terra. A prática da mesma pode ser considerada de grande importância para pequenos estudantes, visto que o conhecimento prévio, bem como o estudo da evolução, agrega bastante na educação e conhecimento dos alunos. Todavia, tal estudo é precário no Ensino Básico Escolar.

A partir disso, Willian Lando Czeikoski, Aline de Godoy e Kétini Mafalda Sacon Baccin, todos graduandos em Ciências Biológicas – Licenciatura, pela Universidade Federal de Caxias do Sul, bolsistas de Pibid/Capes, fizeram uma pesquisa através da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, com o objetivo de criar uma estratégia de ensino prático em Paleontologia. O objetivo da pesquisa é dar maior relevância ao estudo da paleontologia, bem como atribuir atividades didáticas que atraem os alunos, para um melhor ensinamento da Paleontologia.

Primeiramente, é discutido a importância do ensino da Paleontologia no Ensino Básico Escolar e se está de acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PNC). A relevância de seus conteúdos é apresentada através de uma oficina de réplica de fósseis, o que deve atrair atenção de estudantes. Aula prática, com o ensino daquilo que é desconhecido, pode ser um método muito interessante e que desperta a curiosidade e imaginação dos alunos.

Posteriormente, através da pesquisa com a prática, é sugerido se abordar o ensino dos conceitos da Paleontologia, pois, é uma interface entre as Ciências Biológicas e as Geociências, que estuda os animais e vegetais que viveram no passado, através da análise de fósseis. Assim, o estudo prático prévio, favorece a aprendizagem de forma leve, didática e facilita a comunicação entre alunos e professores acerca do assunto.

Portanto, essa pesquisa se mostrou de suma importância para abordagem de um conteúdo tão complexo no ensino básico escolar. A forma fácil, prática e didática de como foi abordada a Paleontologia, poderá abrir ideias e estratégias aos docentes para abordar de uma melhor maneira o assunto em questão. Assim, o aluno se interessando sobre o tema, tornando a aula mais interessante, consequentemente, os professores terão mais prazer em lecionar sobre a Paleontologia.

Artigo fonte: Czeikoski, W. L.; Godoy, A.; Baccin, K. M. S. (2015). Estratégia prática para ensino de paleontologia. Retratos de uma trajetória: Pibid/UCS – 2014 a 2018, v. 02, p. 75-82. <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Fonte e legenda da imagem de capa: Atividade prática de paleontologia realizada pelos alunos. Imagem extraída do artigo fonte.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: