Jogo de tabuleiro e Paleontologia: Você já pensou em um jogo de tabuleiro humano como ferramenta para ensinar Paleontologia?

22 de novembro de 2021

Por: Ana Carolina da Costa Gontijo

Sair do tradicional nem sempre é muito fácil, por isso podemos colaborar com novas ideias para revolucionar o ensino, tornando ele mais lúdico e acessível aos alunos. Sendo assim, através de observações feitas em aulas de biologia pelo estágio curricular obrigatório foi pensado como romper com o tradicional, no ensino e avaliação de Geologia e Paleontologia, indo para outras vias além de exercícios de livro e apostila.

Dessa problematização, veio a ideia de aplicar um jogo de tabuleiro como forma de avaliar o que foi ensinado. Este trabalho foi apresentado pelo artigo “ Um jogo de tabuleiro humano para auxiliar a aprendizagem de Geologia e Paleontologia na educação básica” de Priscilla Dália S. Alves .

O jogo envolve perguntas e respostas, que teve como base uma aula previamente dada pelos professores. As perguntas variaram de acordo com a proposta curricular de cada etapa da educação básica relacionadas ao tema de Paleontologia e Geologia . O jogo foi nomeado como “Origem da Terra e suas características”, que possui como base o tabuleiro feito no chão da escola com a utilização de papel ofício e canetas coloridas e o tradicional pino do tabuleiro foi representado por um integrante escolhido pelo grupo, além da câmera fotográfica para registrar a atividade e do celular para o professor realizar a leitura das perguntas de acordo com a casa que caísse. Para avançar as casas era necessário que o grupo acertasse a pergunta com base no que já havia sido aprendido.

Após a tarefa foi feio um questionário para os alunos na qual foi respondido questões como: se gostaram do jogo, sobre o nível das perguntas e qual o nível de aprendizado com a dinâmica . E você, o que achou dessa forma de avaliar o conhecimento de maneira diferente? Aplicaria em sua turma ou gostaria que fosse aplicado em sua aula? O mais legal é que quando aplicado, todos ganharam o prêmio que foi um bolo, que no final da dinâmica foi dividido para todos. Também foi possível avaliar a dificuldade dos alunos para poder auxiliá-los, dessa forma, ter os conhecimentos avaliados nunca foi tão divertido. 🙂

Artigo fonte: Dália, Priscilla Santiago Alves. (2018). Um Jogo De Tabuleiro Humano Para Auxiliar a Aprendizagem De Geo- Paleontologia Na Educação Básica. Terrae Didatica, v. 14, n. 2, p. 185-92. DOI: 10.20396/td.v14i2.8651582 <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Fonte e legenda da imagem de capa: Exemplo de tabuleiro que foi realizado no pátio do colégio (Instituto Padre Leonardo Carrescia). Imagem extraída do artigo fonte.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: