Fóssil de inseto voador raro é achado no Ceara*

17 de junho de 2022

Por: Graziele Estefânia Zeferino Freitas

*Texto publicado também no espaço biótico <confira aqui>

Um fóssil de um inseto do grupos dos efêmeros foi encontrado por pesquisadores, na Formação geológica Crato, na Bacia do Araripe, no Ceará. Entre as efêmeras fósseis, existe um grupo chamado de Oligoneurídeos, que são considerados raros. O indivíduo encontrado e apresentado pela pesquisadora Arianny Storari e colaboradores foi descrito como um novo gênero e espécie. As efêmeras são insetos de vida curta, podendo viver por minutos apenas, durante sua fase adulta.

O artigo com a descoberta foi publicado na revista científica Plos One, e foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca).

O inseto em questão é da família Oligoneuriidae e o fóssil descoberto se trata do segundo adulto fossilizado encontrado para essa família. O espécime foi coletado em um afloramento da Formação Crato na Mina Antônio Finelon, no município de Nova Olinda, Estado do Ceará.

A nova espécie foi nomeada de Incogemina nubila e se trata do primeiro espécime a ser descrito detalhadamente, o que ajudou no conhecimento atual de efêmeros do Cretáceo Inferior, além de ser importante para preencher buracos na história evolutiva entre o Oligoneuriinae e o Chromarcys existente.

O Incogemina nubila possui veias nas asas que combina estados de caráter plesiomórfico (mais antigos) e apomórfico (mais recentes). Na perspectiva biogeográfica, eles demonstram que a divergência entre Oligoneuriinae e Incogemininae provavelmente ocorreu no que hoje é a América do Sul.

Esse achado representa um passo grande para novos estudos e descobertas sobre os efêmeros e provavelmente novos artigos serão publicados futuramente, trazendo mais conhecimento sobre o registro fóssil e a história evolutiva desse grupo de insetos.

Artigo fonte: Storari AP, Rodrigues T, Saraiva AAF, Salles FF. (2020). Unmasking a gap: A new oligoneuriid fossil (Ephemeroptera: Insecta) from the Crato Formation (upper Aptian), Araripe Basin, NE Brazil, with comments on Colocrus McCafferty. PLoS ONE, v. 15, n.10, pp. e0240365. Doi: 10.1371/journal.pone.0240365 <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Fonte e legenda da imagem de capa: A nova espécime Incogemina nubila. Extraída do artigo fonte.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: