Escrito em: 25 de abril de 2025
Por: Davi Terra Costa Ferreira, Luiza Borges Brasileiro Leite, Sandro Ferreira de Oiveira e Taynara Ketlen Alves de Aquino
O professor Alexandre Liparini Campos é graduado em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e fez seu mestrado e doutorado em Geociências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde o ensino médio vem realizando atividades na UFMG, ao estudar no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC). Atualmente trabalha como professor adjunto no Instituto de Geociências (IGC), da própria instituição.
É um exímio paleontólogo e vem realizando diversas atividades que englobam muitas áreas, ministra aulas de paleontologia para os alunos de graduação e por intermédio dessas aulas o projeto “Paleontologia hoje: divulgação das atividades de estudantes das disciplinas de paleontologia da UFMG” foi criado para conectar o meio acadêmico com a comunidade geral, ao proporcionar uma atividade que vai desenvolver as habilidades escrita, intelectual e artística dos alunos, além de fornecer informações a respeito de trabalhos paleontológicos de forma acessível e de fácil interpretação para a sociedade.
Além desse projeto de extensão, realiza outros trabalhos extensionistas no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB), como a digitalização de fósseis em 3D e a divulgação destes para aqueles que não conseguem visitar o espaço. Com esses modelos são criadas réplicas que são utilizadas em atividades didáticas, voltadas principalmente para a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão, que podem tocar nos materiais e ouvir as explicações a respeito das peças além do público geral que participa dessas atividades imersivas.
Realiza excelentes trabalhos de pesquisa na área de paleontologia principalmente com as temáticas: macroevolução, biomecânica, digitalização e manipulação de imagens 3D, cinetismo craniano, evolução locomotora e reconstrução muscular de espécies extintas, muita coisa, não é? Através de tudo o que foi apresentado, este trabalho tem o objetivo de homenagear o professor Alexandre pelo seu excelente trabalho e por sua contribuição para os alunos que tiveram a oportunidade de estudar com ele.
Durante a disciplina de Laboratório de Ensino em Microbiologia é realizada uma atividade avaliativa com os alunos, que consiste em escolher um professor da UFMG que serve de inspiração para eles, seja como pesquisador, professor ou simplesmente como civil. Dessa forma, foi escolhido por nós, o professor Alexandre, por sua simpaticidade, educação, respeito, compromisso e profissionalismo. Para homenageá-lo, fizemos essa pequena surpresa para o Liparini, nós alunos que tivemos experiências agradáveis e nos vimos inspirados pelo docente, especialmente pela maneira como ministra as aulas de paleontologia, focadas em metodologias ativas e que proporcionam o aprendizado dos alunos de modo diferencial. Muito obrigado professor!
Texto fonte: Currículo Lattes.
Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3860946535384466.
Fonte e legenda da imagem de capa: Fotografia do professor Liparini com o aluno Sandro em realização da atividade avaliativa da disciplina Laboratório de Ensino de Microbiologia, conduzida pela professora Betania Paiva Drumond. Desenho gerado por IA.
Disponível em: https://chatgpt.com/ .
Texto revisado por: Sandro Ferreira de Oliveira.