Escrito em: 02 de abril de 2024
Por Letícia Pereira dos Santos
Os estudos paleontológicos em Sergipe, apontam que o estado possui alto índice de fósseis, do período Cretáceo e da época Pleistocênica, principalmente em cavernas. Em 1997 foi registrado uma das primeiras descobertas paleontológicas em cavernas sergipanas. Foi encontrado na Gruta da Raposa, em Laranjeiras, restos e vestígios de animais marinhos. Tempos depois foi encontrado em outra caverna a carapaça de um réptil no Abismo de Simão Dias. Desde então houve vários registros de fósseis em cavernas, mas nunca de mamíferos, esses por sua vez eram encontrados somente em afloramentos do tipo tanque, que são cavidades ou depressões em rochas, formadas a partir de processos de intemperismo em fraturas preexistentes e são preenchidas por sedimentos e água.
A primeira aparição de mamíferos nessas cavidades no Estado de Sergipe foi em meados de 2008, com a descoberta da arcada dentária de duas espécies, a Galea spixii (preá) e Glyptodon clavipes (uma espécie de tatu-gigante) na Toca da Raposa, no município de Simão Dias. A partir da descoberta começou a coleta e a deposição para estudos na coleção científica do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Sergipe (LPUFS). Dentre os materiais encontrados, foram descobertos fragmentos em formato de molares, osteodermos e um fragmento dentário.
Como descrito no artigo, as análises apontaram que os molariformes são trilobados (com três cúspides), sem raízes e de crescimento contínuo, assim compatíveis com o fato que os Gliptodontes eram herbívoros e pastadores. Já os estudos com o Galea mostraram que seus dentes são de crescimento contínuo, com dois prismas de esmalte, lâminas cortantes e projeções angulares. É importantes ressaltar que os Galea spixii é uma espécie ainda vivente conhecida como Preá que são adaptados a ambientes abertos, que vivem na caatinga e no cerrado, tendo gramíneas como sua mais importante fonte de alimentação
Texto fonte: ANDRÉ TRINDADE DANTAS, MÁRIO. Maio/Agosto 2009. PRIMEIRO REGISTRO DE FÓSSEIS DE MAMÍFEROS PLEISTOCÊNICOS EM CAVERNA DE SERGIPE, BRASIL. Revista Brasileira de Paleontologia by The Sociedade Brasileira de Paleontologia. v. 12(2), p.161-164.
Fonte e legenda da imagem de capa: Glyptodon clavipes feito por Sanrou
Texto revisado por: Ana Luísa Ferreira, Alexandre Liparini.