A Fauna de Ediacara: Possível Novo Local de Aparição

Escrito em: 03 de abril de 2024

Por: Matheus Mesquita

A Fauna de Ediacara, foi um grupo de organismos pré-históricos que surgiram no Pré-Cambriano no período ediacarano, cerca de 635 a 541 milhões de anos atrás, que foram extintos, possivelmente, na transição para o Cambriano. Esses organismos são importantes para a paleontologia, pois, apesar de não sabermos exatamente de que tipo de seres se tratavam (fungos, algas, protozoários, animais, entre outros) por falta de maiores informações, estão dentre as primeiras formas de vida pluricelular. Os primeiros fósseis da fauna de ediacara foram encontrados na Austrália Meridional, em uma região chamada Ediacara, da qual o nome foi originado.

Durante algumas investigações geológicas na região sul do País de Gales, no Reino Unido, foram encontradas rochas que não condizem com a geologia da região e que possuíam vestígios de fósseis aparentes. Esses vestígios, que possuíam em torno de 1 centímetro de diâmetro, foram analisados por vários pesquisadores e os resultados sugeriram que se tratavam de organismos referentes à Fauna de Ediacara, do final do Pré-Cambriano.

Alguns materiais coletados foram reconhecidos e identificados com a sua respectiva espécie, como os gêneros Cyclomedusa e Medusinites, mas alguns, aparentemente, não puderam ser relacionados com qualquer organismo conhecido anteriormente. Até então, não foram encontradas rochas na área que sejam do Cambriano, mesmo com a presença de um gênero deste período. Existe a possibilidade de que esses seres sejam do Período Cambriano, porém, em outros pontos do Reino Unido, foram encontradas medusoides semelhantes e descritas como da Fauna de Ediacara, como no condado de  Leicestershire.

No entanto, a falta de uma fauna semelhante nas rochas do Cambriano em outras partes do País de Gales e a ausência de fósseis de organismos multicelulares sugerem uma idade do final do Pré-cambriano para os fósseis encontrados. Detalhes completos serão publicados após investigação adicional.

Texto fonte: Cope, J.; An Ediacara-type fauna from South Wales. Nature (London), 1977-08, Vol. 268 (5621), p. 624-624.

Disponível em: https://www.nature.com/articles/268624a0.

DOI: 10.1038/268624a0.

Fonte e legenda da imagem de capa: Vestígio Fóssil da Fauna de Ediacara encontrado em South Wales, País de Gales, Reino Unido.


Texto revisado por: Milena Ramos Fonseca, Sandro Ferreira de Oliveira e Alexandre Liparini.

Deixe um comentário