Titã da Patagônia: Patagotitan mayorum, o maior dinossauro do mundo

Escrito em: 24 de março de 2024

Por Lívia Maria Alves Ferreira

No mundo dos dinossauros titânicos, uma nova descoberta está revelando segredos sobre os titanossauros, um grupo de saurópodes gigantes que surgiram há cerca de 150 milhões de anos. Um estudo de 2017 chamado “A new giant titanosaur sheds light on body mass evolution among sauropod dinosaurs” trouxe uma revelação sobre esses gigantes pré-históricos. Os pesquisadores encontraram um novo titanossauro gigante na região da Patagônia, que viveu entre 113 e 83,6 milhões de anos atrás. Este titanossauro representa o maior aumento de massa corporal já registrado entre os dinossauros desse grupo.

Dentro do grupo dos titanossauros, já foi observada uma grande variação de tamanhos corporais, desde os maiores, pesando mais de 60 toneladas, até os menores, com cerca de 6 toneladas. Essas mudanças de tamanho ao longo do tempo nos ajudam a entender como esses dinossauros evoluíram e se adaptaram ao seu ambiente ao longo dos anos.

Os fósseis deste novo titanossauro foram encontrados na região argentina da Patagônia, na área da fazenda ‘La Flecha’ da família Mayo, e por isso, a espécie identificada recebeu o nome de ‘Patagotitan mayorum‘. Estudos estimam que esses animais poderiam pesar até 69 toneladas, o que os torna um dos maiores dinossauros já descobertos.

Além disso, outros grupos de titanossauros, como Dreadnoughtus e Alamosaurus, também aumentaram significativamente de tamanho ao longo do tempo, embora não tenham atingido as proporções gigantescas do Patagotitan. Por outro lado, algumas linhagens de dinossauros diminuíram de tamanho ao longo da evolução, incluindo os Rinconsauria e algumas linhagens dentro de Lithostrotia, possivelmente devido a eventos de nanismo.
Essas descobertas nos ajudam a entender melhor a diversidade e evolução dos titanossauros, revelando histórias sobre o passado distante da Terra e os gigantes que uma vez dominaram o nosso planeta.

Texto fonte: Carballido José L., Pol Diego, Otero Alejandro, Cerda Ignacio A., Salgado Leonardo, Garrido Alberto C., Ramezani Jahandar, Cúneo Néstor R. and Krause Javier M. (2017). A new giant titanosaur sheds light on body mass evolution among sauropod dinosaurs. Proc. R. Soc. B.2842017121920171219 http://doi.org/10.1098/rspb.2017.1219 volume: 284 número: 1860.

Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rspb.2017.1219.

Fonte e legenda da imagem de capa: Reconstrução de um Patagotitan comparado com um ser humano.

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/Patagotitan_restoration_2019.png/640px-Patagotitan_restoration_2019.png acesso em 26/05/2025.

Texto revisado por: Lucélio Batista, Sandro Ferreira e Alexandre Liparini.

Deixe um comentário