09 de fevereiro de 2024.
Por: Cíntia Silva
Um artigo publicado em 2011 trouxe novos ares para o entendimento sobre uma família de dinossauros extinta no Cretáceo superior.
Em 1923, quando Henry Osborn descobriu o primeiro fóssil deste grupo na Mongólia, o paleontólogo divulgou o que acreditava ser um predador ao lado de suas presas, no caso, ovos de outra espécie. Devido a isso, nomeou o fóssil como Oviraptor (do latim “ladrão de ovos”).
Porém, mais de 60 anos depois, pesquisadores encontraram fósseis do mesmo dinossauro em cima de um ninho de ovos, também na Mongólia, o que novamente poderia corroborar com a antiga visão de que estes animais predavam ovos de outras espécies. Contudo, para a surpresa da comunidade científica, neste mesmo ninho havia um embrião preservado em um dos ovos, que, após análise, foi constatado ser o embrião da própria espécie. Tal constatação derrubou a hipótese mais aceita até então de que oviraptores fossem predadores vorazes, como foi pintado inclusive recentemente pela mídia, por exemplo no mais recente lançamento da franquia Jurassic Park, que em dado momento mostra um oviraptor predando ovos de um ninho. A descoberta desse fóssil não só ressignificou a imagem criada para a espécie, como também foi responsável por fornecer mais informações sobre a reprodução deste grupo e de outros dinossauros não aviários ao qual este grupo pertence, os terópodes. Através de através de análises com técnicas específicas da área, como composição isotópica de elementos químicos, lâminas histológicas/ petrográficas e estudos filogenéticos sobre a relação de parentesco entre as espécies, foi possível analisar que o indivíduo, presumivelmente adulto, foi preservado enquanto estava muito próximo dos ovos.
As análises feitas nos ovos também reforçam a hipótese de aquele ser um ninho de oviraptores, devido à semelhança dos embriões dentro deles com pesquisas anteriores acerca do desenvolvimento e estrutura destes dinossauros. Após tantos estudos, fica cada vez mais claro que o Oviraptor recebeu este nome um tanto quanto injustamente, pois seus fósseis encontrados nunca foram um retrato de predadores de ovos e sim, de um genitor protegendo sua prole e chocando seus ovos. Apesar de estar cada vez mais claro que o nome atribuído não lhe representa, devido às regras da nomenclatura zoológica, não é possível alterar o nome da espécie. Cabe à nós fazermos nossa parte e propagar a informação: o Oviraptor nunca foi um ladrão de ovos.
Texto fonte: Dong, Zhi-Ming & Currie, Philip. (2011). On the discovery of an oviraptorid skeleton on a nest of egg at Bayan Mandahu, Inner Mongolia, People’s Republic of China. Canadian Journal of Earth Sciences. 33. 631-636. 10.1139/e96-046. Disponível em: https://cdnsciencepub.com/doi/10.1139/e96-046 Acesso em: 09/02/2024.
Fonte e legenda da imagem de capa: A figura mostra o fóssil de um dinossauro pequeno em cima de um ninho de ovos preservado. Disponível em https://static.wikia.nocookie.net/fossil/images/f/fa/Oviraptor_Senckenberg.jpg/revision/latest?cb=20090720222549 Acesso em 09/02/2024.