Os primeiros ovos de dinossauro eram macios?*

22 de junho de 2022

Por: Isabela Lima de Miranda

*Texto publicado também no espaço biótico <confira aqui>

E se os ovos de dinossauros nem sempre foram rígidos como imaginávamos? Imagine se inicialmente esses ovos possuíssem casca mole, como os ovos das tartarugas, e não casca dura, como os ovos das aves? Foi no deserto de Gobi, Mongólia, e na região da Patagônia, Argentina, que o grupo de pesquisa do paleontólogo Mark A. Norell encontrou evidências fósseis que ajudaram a responder essas perguntas.

O ovo de casca calcificada é uma característica importante que define as aves modernas, tendo exercido um papel fundamental na reprodução e sobrevivência delas; tal arquitetura também é encontrada na maioria dos ovos de dinossauros encontrados e descritos. Porém, e se as hipóteses atuais, que assumem uma única origem do ovo calcificado dos dinossauros, como a das aves, estiverem equivocadas?

Na pesquisa liderada pelo paleontólogo Mark A. Norell, essas hipóteses são desafiadas. A partir da descoberta e análise dos ovos de casca mole, encontrados em ninhos de espécies fósseis muito distintas e muito distantes em relação à sua idade geológica e localização geográfica, o grupo pontuou que muitas linhagens podem sim ter botado ovo macio, e que o ovo rígido pode ter evoluído independentemente várias vezes dentro dos dinossauros.

No trabalho foi analisada uma ninhada com embriões excepcionalmente preservados, atribuída ao herbívoro da ordem Ornithischia Protoceratops, da região de Ukhaa Tolgod, localizado na Mongólia. Essa ninhada aparenta natureza maleável mesmo quando fossilizada, sugerindo uma composição orgânica não biomineralizada dos ovos.

Ovos com casca mole de Protoceratos. Imagem modificada do artigo fonte. Barra de escala igual a 5 cm.

A amostra do trabalho também incluiu ovos atribuídos ao saurópode basal Mussaurus da Formação Laguna Colorada, pertencente à ordem Saurischia e um dos primeiros dinossauros herbívoros de pescoço longo. A avaliação histológica desses ovos revelou semelhanças comparáveis às encontradas na ninhada de Protoceratops, sugerindo a presença da casca mole em ambos os casos analisados.

Ovo com casca mole de Mussaurus. Modificado do artigo fonte. Escala igual a 1 cm.

Usando os dados de biomineralização e propriedades mecânicas encontrados a partir das análises, o grupo executou uma reconstrução da filogenia e do estado ancestral dos ovos nos dinossauros. Dessa forma, foi descoberto que o primeiro ovo de dinossauro possuía casca mole; sendo que a casca de ovo calcificada (dura) evoluiu independentemente nas três principais linhagens de dinossauros. Essa ideia é validada também pelo registro fóssil irregular dos ovos calcificados, em termos de diversidade e idade, que só apareceram muito depois da origem do grupo.

Para concluir, a natureza mole e não biomineralizada de ambos os ovos analisados nas amostras fornece evidência direta para a teoria da evolução independente dos ovos calcificados em dinossauros. Portanto, essa descoberta dá uma nova visão sobre a biologia reprodutiva dos dinossauros, que aparenta ser mais primitiva do que pensávamos na sua origem.

Artigo fonte: Norell, M.A., Wiemann, J., Fabbri, M. et al. (2020). The first dinosaur egg was soft. Nature, v. 583, p. 406–410. Doi: 10.1038/s41586-020-2412-8. <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Fonte e legenda da imagem de capa: Ovo de dinossauro. Autoria de Gary Todd. Extraída do site commons.wikimedia.org <link>.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: