O mais recente fóssil de Leão das Cavernas (Panthera spelaea intermedia) encontrado na Itália

06 de julho de 2021

Por: Amanda Lorena Marques Rosa

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Parma descobriu, em 2017, um fóssil de um Felídeo pertencente ao grupo Panthera (Leo) spp. em uma planície aluvial perto de Cremona, na Itália. O felídeo em questão é mais conhecido como “Leão das cavernas”, que chegava a pesar cerca de 400kg, sendo o macho consideravelmente maior do que a fêmea. Estes leões viviam em ambientes de clima frio e possuíam, supostamente, pelos espessos para fornecer o isolamento térmico.

O sítio arqueológico/ paleontológico da Itália onde este fóssil foi encontrado é famoso por importantes achados, em particular uma tíbia de leopardo, que foi descrita por pesquisadores também em 2017. O felídeo fóssil encontrado desta vez foi identificado como uma fêmea subadulta, com cerca de 130 quilos, de acordo com os dados morfométricos estudados pelos pesquisadores.

O fóssil de Panthera spelaea intermedia foi um importante achado paleontológico que atestou a presença deste predador de topo, o qual, segundo os cientistas, viveu no mesmo período que outros importantes mamíferos extintos do Pleistoceno, como Stephanorhinus kirchbergensis (rinoceronte), Elephas antiquus (elefante) e outros.

Artigo fonte: Persico, D.(2021) First fossil record of cave lion (Panthera (Leo) spelaea intermedia) from alluvial deposits of the Po River in northern Italy. Quaternary International. V. 586, p. 14-23 Doi: 10.1016/j.quaint.2021.02.029 <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Fonte e legenda da imagem de capa: Imagem artística de reconstrução do Leão das Cavernas encontrado na planície aluvial perto de Cremona. Por: Emilliano Troco. Extraída do artigo fonte.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: