Nova espécie e gênero de inseto Sisírida do Cretáceo encontrado em âmbar no Mianmar é descrita

13 de setembro de 2020

Por: Luís Filipe Martins Pereira Souza

Encontrada e descrita, em âmbar do Mianmar, do Cenomaniano (Cretáceo), uma nova espécie e gênero de inseto, pertencente à ordem Neuroptera. O inseto pertence à família Sisyridae, uma das mais antigas famílias de Neuroptera, possuindo cerca de 70 espécies já extintas.

A família Sisyridae até então possuía 4 gêneros: Sisyria, Climacia, Sisyrina e Sisyborina, sendo Sisyria cosmopolita, Climacia ditribuída no neártico e neotrópico, Sisyrina nas regiões afro-tropicais, indo-malaia e australásia e Sisyborina restrita às regiões afro-tropicais.

A nova espécie de sisirída, Stictosisyra pennyi, pertence a um novo gênero também descrito, o gênero Stictosisyria. A espécie pôde ser facilmente distinguida dos outros gêneros da família pelo padrão de venação das asas.

Tendo sido encontrada em âmbar do Cenomaniano inferior, no Mianmar, é a segunda espécie da família a ser encontrada no local. A primeira espécie da família encontrada anteriormente, a Paradoxosisyra groehni possuía peças bucais longas e sifonadas e é única entre os Sisyridae. Essa espécie foi responsável por reerguer a extinta subfamília Paradoxosisyrinae. O novo sisirída encontrado não pertence à essa subfamília mas compartilha muitos caracteres em comum com os Sisyridae pertencentes à espécimes da subfamília existente.

As peças de âmbar onde foi encontrado o espécime masculino que deu origem a esta nova epécie e gênero foram coletadas no Vale Hukawng, no estado de Kachin, ao norte de Mianmar. O âmbar é proveniente de matriz vulcaniclástica estimada em aproximadamente 99 milhões de anos, entre o Albiano e Cenomaniano, dentro do período Cretáceo.

O trabalho foi feito pelos pesquisadores Qiang Yang, Chaofan Shi, Dong Ren, Yongjie Wang e Hong Pang que publicaram o artigo “New genus and species of sisyrids (Insecta, Neuroptera) from the Late Cretaceous Myanmar amber” descrevendo a espécie.

Artigo fonte: Yang Q, Shi C, Ren D, Wang Y, Pang H. (2018). New genus and species of sisyrids (Insecta, Neuroptera) from the Late Cretaceous Myanmar amber. ZooKeys, v .739, p. 151-158. DOI: 10.3897/zookeys.739.22310 <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Legenda e fonte da imagem: (A) Stictosisyra pennyi em âmbar. (B) Desenho do holótipo de Stictosisyra pennyi, (C) detalhes das antenas, (D) detalhes das asas. (Imagem extraída do artigo fonte.)

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: