Aranha pirata (Araneae: Mimetidae) em âmbar de 23 milhões de anos descrita, fotografada e adicionada à lista de aranhas fósseis de Chiapas, México

12 de setembro de 2020

Por: Juliana Rodrigues Moraes

Um fóssil de uma aranha pirata preservado em âmbar foi descrito, fotografado e registrado na lista de aranhas fósseis do município de Simojovel de Allende, do estado de Chiapas (México), por Miguel Ángel García-Villafuerte, do Museu de Paleontologia “Elisio Palacios Aguilera”, em 2018.

A peça, proveniente das minas de Los Pocitos (município de Simojovel de Allende) e datada do início do Mioceno (de 23 milhões de anos), foi doada por Glen Peter Osborne para a Coleção Paleontológica do Museu de Paleontologia “Elisio Palacios Aguilera”.

A peça, com dimensões iguais a 1,7 cm de comprimento, 0,7 cm de largura e 2,5 mm de espessura, foi polida com um abrasivo para melhor visualização e identificação. As fotografias foram realizadas com uma câmera Cannon STi conectada a um esteroscópio Zeiss Stemi 2000.

A identificação da aranha foi feita com base no manual de identificação de aranhas de Ubick et al (2005). O fóssil foi identificado como pertencente da ordem Aranea, família Mimetidae. A aranha foi descrita como tendo 1,4 mm de comprimento, a parte anterior do corpo piriforme (em formato de pera), cor amarelada e amarronzada, quelíceras longas e grossas, quatro pares de olhos distintos entre si dispostos em duas linhas na cabeça e região posterior do corpo em formato oval e com poucas cerdas. Não foi possível observar algumas características devido a fraturas no âmbar.

A aquisição da peça de aranha pirata em âmbar e sua descrição sistemática contribuíram para o conhecimento da fauna de aranhas fósseis do estado de Chiapas, no México.

Artigo fonte: Gárcia-Villafuerte, M.A. (2019). Una “araña pirata” (Araneae: Mimetidae) en el ámbar del mioceno temprano y actualización del listado de arañas fósiles para Chiapas, México. Acta Biológica Colombiana, v. 25, n. 1, p. 155-161. Doi: 10.15446/abc.v25n1.74722 <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Legenda e fonte da imagem: Aranha pirata em âmbar (escala 0,5 mm). (Imagem extraída do artigo fonte.)

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário