Escrito em: 01 de abril de 2024
Por Arthur de Almeida Soares
Em uma escavação na formação Katrol, ao sul da vila de Lodai, no distrito de Kachchh, oeste da Índia, um grupo de pesquisadores encontrou um esqueleto parcialmente preservado de um animal da ordem dos Ictiossauros. Após estudar o conteúdo fossilífero encontrado, o grupo de estudiosos chegou à conclusão que se tratava de um ictiossauro do período jurássico, o primeiro encontrado na Índia. Embora não fosse possível apontar qual era a espécie desse ictiossauro, os cientistas puderam afirmar que se tratava de um espécime da família Ophthalmosauridae.
O conteúdo fossilífero encontrado consistia na pré-maxila, vértebras, nadadeira anterior esquerda e posterior direita, dois dentes, uma vértebra caudal posterior, três vértebras caudais pós-flexurais, três falanges isoladas e dois fragmentos mandibulares. A coluna vertebral representa a maior parte do fóssil, com 3,6 metros de comprimento. A pré-maxila do animal e as vértebras pós-flexurais ajudaram a estimar que o comprimento total do animal poderia ser de 5 metros.
Mas afinal de contas: qual a importância dessa descoberta para a paleontologia? Esse registro é o primeiro do jurássico da Índia, e por ser desse período ele despertou bastante interesse nos paleontólogos. Esse interesse se dá pela descoberta de fósseis muito similares a esses encontrados na América do Sul e na África. Por datarem do mesmo período e serem muito parecidos entre si, esses fósseis levaram os cientistas a teorizar que houve uma passagem no mar que conectava o oeste do Mar Tétis com a América do Sul. Essa seria uma grande descoberta da paleobiogeografia, ciência que estuda os locais onde animais viveram considerando fatores de mudança de ambiente, como a própria deriva continental na qual o ictiossauro se encontrava.
Texto fonte: Prasad, G. V., Pandey, D. K., Alberti, M., Fürsich, F. T., Thakkar, M. G., & Chauhan, G. D. (2017). Discovery of the first ichthyosaur from the Jurassic of India: implications for Gondwanan palaeobiogeography. PloS one, 12(10), e0185851.
Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0185851
Fonte e legenda da imagem de capa: Ichthyosaur hharder.png, Pintura para representação da provável aparência de um Ictiossauro
Texto revisado por: Lucélio Batista, Alexandre Liparini.