Roteiro de Aula Prática – Deriva Continental e Placas Tectônicas

Escrito em: 11 de dezembro de 2025

Por: Vicenzo Blaso, Angélica Souza, Lira Luisa, Matheus de Quadros

A Terra, desde a sua formação há cerca de 4,6 bilhões de anos, nunca foi um planeta estático. Sua superfície é dinâmica e está em constante transformação graças ao movimento das placas tectônicas, grandes blocos rígidos que compõem a litosfera — a camada externa e sólida do planeta. O movimento das placas pode ocorrer de forma divergente (afastando-se), convergente (colidindo) ou transformante (deslizando lateralmente), explicando fenômenos como terremotos, vulcões, formação de cadeias montanhosas e a abertura de oceanos. Grande parte dos geólogos e paleontólogos se debruçam sobre este tema, que parece não ter esgotamento, e é alvo de grande pesquisas científicas.

O ensino de Paleontologia pode ser um desafio, ainda mais considerando a dimensão da disciplina que diz respeito à história da Terra e dos continentes. Nesse sentido, nosso grupo buscou desenvolver uma sequência didática voltada para alunos do 3º ano do Ensino Médio, que busca passar o conteúdo relativo à Deriva Continental e à Tectônica de Placas com uma abordagem mais próxima do ensino por investigação, fugindo de aulas muito expositivas. Nos baseamos no livro “A Paleontologia na sala de aula”, de autoria de Marina Bento Soares, para elaborar esta sequência, que conta com alguns elementos do material, adaptados para uma nova forma de aplicá-los.

Assim, convidamos os leitores do Paleontologia Hoje para descobrir, ler e discutir sobre nosso trabalho. Esperamos que gostem!

Texto fonte: SOARES, Marina Bento (Org.). (2020). A Paleontologia na sala de aula. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Paleontologia. E-book p. 699-702.

Disponível em: https://www.paleontologianasaladeaula.com/.

Disponível em: https://www.paleontologianasaladeaula.com/.


Texto revisado por: Vicenzo Soares Blaso.

Roteiro disponível:

Público alvo: 3ª série do ensino médio

Deixe um comentário