Escrito em: 28 de março de 2025
Por: Luiza Rizzo Mello
Esta pesquisa busca analisar e interpretar o estudo feito pelo departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe, desenvolvido pelos estudantes Lucas Freitas Calheiros e Ana Figueiredo Maia.
Uma das dificuldades no ensino de Física é fazer o aluno conectar o que foi ensinado em sala com o mundo a sua volta. Com isso em mente é relevante pensar que a interdisciplinaridade no ensino é uma ferramenta muito útil para construir um aprendizado mais significativo. Atividades que contemplem conexões com outras áreas do conhecimento contribuem para um entendimento da natureza e seus fenômenos de forma mais completa. Assim, o artigo científico em análise possui como objeto de estudo um material didático em formato audiovisual relacionando conteúdos de física com a paleontologia.
Foram realizadas 5 videoaulas, com conteúdos de biomecânica e o comportamento de combate dos dinossauros, correlacionando com as Leis de Newton. Durante a primeira videoaula é feita uma introdução do tema de paleontologia, abordando suas bases biológicas e geológicas, com exemplos de dinossauros brasileiros (Angaturama e o Titanossauro) e, finalmente, é feita uma proposta de interação entre a Física e a Paleontologia.
Durante o segundo vídeo o exemplo escolhido para exemplificar a soma de forças e aceleração é utilizada a biomecânica. Para iniciar a discussão sobre o tema de biomecânica foram disponibilizados momentos breves que retratam o combate de carneiros e bisões, a seguir são retratados outros exemplos que auxiliam em como a 1ª Lei de Newton se apresenta em cada situação. Ainda é incluído o exemplo de Pachycephalosaurus wyomingensise e Prenocephale prenes dinossauros que possuíam uma cabeça com uma calota muito espessa relacionada a um possível hábito de dar cabeçadas uns nos outros. Além disso, o professor pode seguir um roteiro opcional dado pelos pesquisadores que ajudará no domínio do tema e aplicação em sala de aula.
Ao final de cada uma das aulas os alunos se deparam com uma atividade de investigação científica para aplicarem o conhecimento adquirido. Observou-se, ao fim das aulas, um maior interesse e empolgação no que se refere às leis de Newton, consequentemente um entendimento mais evidente.
As referências utilizadas para elaboração dos vídeos foram: Structural Mechanics of Pachycephalosaur Crania Permitted Head-Butting Behavior [6], Dynamics of Dinosaurs and Other Extinct Giants [7] e Física 1 [8]. As videoaulas produzidas possuem de 2 a 6 minutos de duração e agrupadas numa lista de reprodução no Youtube denominada “Newton e os Dinossauros”, e estão disponíveis no link: https://www.youtube.com/watch?v=glI0hjZsG2s&ab_channel=F%C3%ADsicanaPalmadaM%C3%A3o.
Texto fonte: Freitas Calheiros, L., & Figueiredo Maia, A. (2022). Newton e os Dinossauros: uma proposta de aplicação da paleontologia no ensino das Leis de Newton. Scientia Plena, 18(8).
Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/6448.
DOI: 10.14808/sci.plena.2022.084806.
Fonte e legenda da imagem de capa: Velociraptor vs protoceratops.
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Velociraptor_v._Protoceratops.jpg.