Escrito em: 29 de março de 2024
Por: Micaella Eduarda
As plantas desempenham um papel fundamental na evolução do nosso planeta. Os fósseis vegetais são peças-chave para compreender não apenas a evolução das plantas, mas também a história da terra e suas condições ambientais ao longo do tempo. Fósseis de flora são restos ou vestígios de plantas preservados em rochas sedimentares ao longo de milhões de anos.
O artigo trazido relata a descoberta de folhas fossilizadas com vestígios de interação planta-animal, encontradas no Quaternário dos Açores, território de Portugal. O material utilizado para este estudo consistiu em coleções de impressões de plantas fósseis dos Açores, localizadas nos depósitos de diversos museus e universidades localizados na cidade de Angra do Heroísmo.
A amostra acima está presente nas coleções do Museu Vulcanoespeleológico “Os Montanheiros”, que abriga uma coleção de 30 amostras contendo impressões de folhas, cascas de galhos e troncos de árvores. Esta amostra, relacionada ao Icnogênero Cuniculonomus, está associada a minas de folhas feitas por insetos conhecidos como anófionomos, pertencentes à família Anophionidae.
“Devido ao pequeno número de amostras coletadas, não é possível identificar as espécies ou gêneros exatos dos criadores de rastreamento. No entanto, considera-se que pode ser o resultado da atividade de insetos (Lepidoptera, Orthoptera e Coleoptera).”- parte retirada do artigo.
A descoberta de folhas fósseis é crucial para ampliar nosso conhecimento sobre a história da vida vegetal no planeta Terra.
Texto fonte: Texto fonte: RICHARD POKORNÝ1* and PAULO A. V. BORGES2,Plant–insect interactions in the Quaternary fossil record of the Azores Archipelago (Portugal), Quaternary Sci., Vol. 38(4) 597-607 (2023),Disponível em: https://repositorio.uac.ptbitstream/10400.3/6839/1P2101_Borges_2023_JournalQuaternaryScience.pdf Acesso em: 29/03/2024.
Fonte e legenda da imagem de capa: Uma amostra da folha com traço fóssil.
Texto revisado por: Cíntia Silva, Sandro Ferreira de Oliveira e Milena Ramos Fonseca.