Raro fóssil de escorpião vinagre encontrado no Brasil

Escrito em: 24 de Março de 2024

Por: Marcela Oliveira

*Texto publicado também no espaço biótico <confira aqui>

Os Escorpiões-vinagre fazem parte de um grupo de aracnídeos conhecidos no meio científico pelo nome de Thelyphonida. Esses aracnídeos possuem o primeiro par de pinças bem desenvolvidos e uma cauda longa e fina, que lembra um chicote. Além de serem um grupo pouco conhecido, possuem poucos fósseis encontrados e documentados, principalmente no Brasil. No entanto, foi encontrado um espécime fóssil desse aracnídeo na Pedreira Três Irmãos, localizada em Nova Olinda no estado do Ceará. A região em que esse fóssil foi encontrado é chamada de Bacia do Araripe, local que apresenta camadas de rochas sedimentares relacionadas à chamada Formação Crato. Essa formação geológica é extremamente rica em fósseis bem preservados, o que confere a ela o nome de Fóssil Lagerstätte. Esse excepcional sítio paleontológico é datado do período Cretáceo, com fósseis de 100 milhões de anos de idade.

O exemplar em questão, foi o primeiro fóssil de escorpião-vinagre encontrado com pulmões laminares (forma que alguns invertebrados possuem, para trocas gasosas). Considerando os espécimes fósseis de diferentes períodos encontrados, e comparando com outros exemplares referentes ao período Cretáceo, eliminou-se o parentesco com o escorpião-vinagre encontrado no âmbar datado do Cenomaniano (95 milhões de anos), em Mianmar.

A identificação de espécies fósseis é sempre muito difícil, pois raramente todas as partes se preservam. Para esse escorpião-vinagre do Crato, os autores determinaram que ele pertence ao gênero Mesoproctus. Mais do que isso, tendo em vista as características do fóssil e a presença de outros fósseis encontrados na região, os autores conseguiram reconhecer que o exemplar estudado pertencia a uma nova espécie, que os cientistas denominaram de  Mesoproctus rowlandi. Esse achado reforça a importância de estudos com espécies extintas permitindo conhecer melhor a diversidade do passado e a sua relação com as formas de vida que conhecemos hoje.

Texto fonte: Alberto, G. de M., Bezerra, F. I., Giupponi, A. P. de L., & Mendes, M. (2023). A new specimen of whip scorpion (Arachnida; Thelyphonida) from the Crato Formation, Lower Cretaceous of Brazil. Revista Brasileira De Paleontologia, 26(3), 147–155. https://doi.org/10.4072/rbp.2023.3.01

Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/404

Legenda da imagem de capa: Fóssil de Escorpião-vinagre, Mesoproctus rowlandi, encontrado no Brasil 

Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/404

Texto revisado por: Ana Luísa Ferreira e Alexandre Liparini

Deixe um comentário