Escrito em: 04 de Abril de 2024
Por: Yuri Matos Ribeiro
Você sabe o que é âmbar? Âmbar é um tipo de resina vegetal fossilizada que normalmente apresenta coloração amarelada. Mas o mais interessante é seu potencial como registro de épocas antigas, pois o âmbar possui capacidade de preservar material biológico em seu interior. Só no México cerca de 200 famílias de artrópodes (como: aranhas, escorpiões e insetos) foram registradas preservadas em âmbar, esses achados permitem um entendimento mais preciso sobre a história antiga da terra, não só das espécies da época, mas também, de algumas condições ambientais.
O estado mexicano Chiapas possui grande importância paleontológica devido aos seus afloramentos de xisto (um tipo de rocha) formados no início do mioceno, cerca de 23 milhões de anos atrás. Nesses afloramentos é encontrado o âmbar, que nessa região é produzido principalmente por leguminosas.
Um processo importante durante o estudo de um fóssil é o de identificação, pois nele tentamos determinar a qual espécie o indivíduo pertence. Para a identificação podemos fazer uma análise genética, fisiológica ou morfológica. Para a avaliação morfológica são selecionados caracteres comuns para determinado grupo e comparamos quais o indivíduo possui e quais ele não possui. Um outro dado importante que pode ser levado em consideração é a região onde o indivíduo foi encontrado, levando em conta as espécies e famílias que são mais comuns em cada lugar do globo.
Um exemplo de fóssil de âmbar, que foi encontrado em Chiapas, é um indivíduo da família de aranhas Anyphaenidae. Essa família é conhecida como aranhas fantasmas por causa da sua grande velocidade de fuga quando estão em perigo. Essa grande velocidade, também pode ser o motivo dos poucos registros fósseis uma vez que elas poderiam ser mais aptas para conseguir fugir do âmbar antes que ele endurecesse. Essas aranhas são de pequeno e médio porte, normalmente vivem sobre a vegetação e são caçadoras. São encontradas principalmente na américa do sul, mas existem registros dela por todo o mundo.
Dito isso, é importante ressaltar a importância do estudo e preservação dos fósseis. As informações obtidas são de valor inestimável e as legislações que regem a preservação dos fósseis devem ser respeitadas, assim como seus locais de origem.
Texto fonte: García-Villafuerte, M. Ángel. (2020). First record of the family Anyphaenidae (Arachnida: Araneae) from the Chiapas amber (Early Miocene, Mexico). Revista Brasileira De Paleontologia, 23(3), 165–170. https://doi.org/10.4072/rbp.2020.3.01
Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/165
Legenda da imagem de capa: Fóssil de aranha encontrado em âmbar.
Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/165
Texto revisado por: Tiago Lopes Siqueira e Alexandre Liparini