Escrito em: 25 de março de 2024
Por Pedro Henrique Lima dos Santos
*Texto publicado também no espaço biótico <confira aqui>
O paleontólogo Paul Sereno e sua equipe, publicaram em 2022 um estudo no qual contesta a hipótese de que o Spinosaurus fosse um animal de hábitos aquáticos, como proposto pelo paleontólogo Nizar Ibrahim e seus colaboradores em um estudo de 2020. Essa discussão é importante pois nos ajuda a entender a evolução dos dinossauros, e sua adaptação em ambientes aquáticos.
Este grande terópode carnívoro, pertencente à família Spinosauridae, habitou nosso planeta durante o período Cretáceo, entre aproximadamente 99 e 93,5 milhões de anos atrás. Esse dinossauro é reconhecido pela presença marcante de uma estrutura óssea, similar a uma vela em suas costas, além de sua aparição no filme Jurassic Park 3.
Em 2020, o pesquisador Nizar e sua equipe propuseram ao mundo que o Spinosaurus seria o primeiro dinossauro a possuir hábitos totalmente aquáticos. No estudo, sugeriu que esses animais habitavam ambientes marinhos, costeiros ou de águas profundas, sendo excelentes nadadores e mergulhadores, destacando como um dos principais argumentos a densidade óssea do Spinosaurus.
Entretanto, o estudo mais recente de Paul e seus colegas refuta essa hipótese, afirmando que, na realidade, o Spinosaurus não seria um bom nadador, sendo inclusive incapaz de mergulhar profundamente. Segundo Paul e colaboradores, o Spinosaurus seria um animal de hábitos predominantemente terrestres, ocasionalmente frequentando ambientes semiaquáticos, onde poderia nadar apenas em áreas mais rasas. Além disso, apontam que a densidade óssea desse animal pode variar dependendo da parte do osso analisada, afirmam também que o estudo apresentado por Nizar e colaboradores possui vários erros.
Agora nos resta aguardar os próximos capítulos dessa novela do Cretáceo sem Era marcada para terminar!
Texto fonte: Paul C Sereno , Nathan Myhrvold, Donald M Henderson , Frank E Fish, Daniel Vidal, Stephane L Baumgart, Tyler M Keillor, Kiersten K Formoso,Laurem L Conroy. (2022). Spinosaurus is not an aquatic dinosaur. eLife ,30 de Novembro de 2022 , Sereno et al . eLife 2022,11e80092.
Disponível em: https://doi.org/10.7554/elife.80092
Fonte e legenda da imagem de capa: A imagem apresenta o Spinosaurus em um ambiente de águas profundas, algo próximo a teoria de Ibrahim.
Disponível em: https://www.reddit.com/r/Paleontology/comments/1jz5rji/could_spinosaurus_swim_the_fierce_dinosaur/?show=original. Créditos: David Bonadonna.
Texto revisado por: Gabriel Félix Diório, Sandro Ferreira e Alexandre Liparini.