Kit Didático busca ensinar paleontologia para crianças de forma criativa

Escrito em: 03 de novembro de 2023

Escrito por: Gustavo Siqueira

Quando a paleontologia é citada, a imagem que vem à mente da maioria das pessoas é apenas a de um fóssil de algum dinossauro famoso como o Tiranossauro Rex. E para muitos essa área da ciência se resume apenas a isso: o estudo de fósseis de grandes dinossauros. E isso, na verdade, é um grande mito. A paleontologia é uma área muito abrangente e está relacionada a temas como surgimento da vida na terra, evolução, combustíveis (um dos maiores mercados econômicos que existem atualmente), tecnologia, meio ambiente e outros.  

Deste modo, é fácil notar o quão importante pode ser o ensino dessa área, e, buscando desmistificar esses conceitos erroneamente atribuídos a paleontologia, pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista (UNESP) criaram um Kit Didático voltado para crianças do 6º ao 9º ano do ensino fundamental que apresenta réplicas de fósseis junto a cartilhas informativas que instiga os alunos (dentre outras atividades) a tentar, de forma investigativa ,descobrir como era o habitat e modo de vida daqueles animais extintos representados pelas réplicas. 

A proposta de colocar os alunos como cientistas mirins e investigadores se diferencia da forma padrão de ensino, em que a criança atua apenas como observadora passiva do conteúdo dado pelo professor, e instiga as crianças a fazerem suas próprias descobertas. 

O trabalho foi feito pelas pesquisadoras Stella Bárbara e Lílian Paglarelli e os fósseis escolhidos foram os da Formação Pirabas, que incluem principalmente fósseis de exoesqueletos. Com isso, os alunos podem ter contato com réplicas de fósseis de diversos animais, incluindo fósseis de bivalves, gastrópodes, corais e equinoides e outros. O trabalho buscou também chamar a atenção dos fósseis locais do Rio de Janeiro, de modo a buscar disseminar e popularizar o conhecimento da fauna extinta local.

Quando pensamos no ensino de ciência, é fácil lembrar do comum: sentar-se em uma cadeira, ouvir e, de certa forma, “acreditar” no que é dito. Entretanto, o espírito da ciência não mora no aprendizado, mas na descoberta! Este trabalho revive este sentimento e muito possivelmente terá um impacto maior que qualquer livro teria. Afinal, a ciência não é apenas um corpo de conhecimento, mas uma forma fascinante de se pensar.

Texto fonte: Stella Bárbara Seródio Prestes;Lílian Paglarelli Bergqvist; (2014). Kit paleontológico: um material didático com abordagem investigativa,Ciência & Educação. (Bauru),Volume 20 nº 2, Páginas 345 – 357.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HNnWrrYRYkgdCt3yn6Jdmtv/?lang=pt.

Doi: 10.1590/1516-7313201400020000.

Fonte e legenda da imagem de capa: Réplicas dos fósseis utilizados para ensinar os alunos no Kit Didático.

Disponível em: https://caracteristicas.pt/periodo-quaternario/.

Texto revisado por: Pedro Marzano, Sandro Ferreira e Alexandre Liparini.

Deixe um comentário