Escrito em: 04 de novembro de 2023
Por: Lívia Fernanda Dias Santana
É de amplo conhecimento nos dias de hoje que espécies exclusivas de ilhas oceânicas tendem a sofrer maiores consequências à extinção do que as presentes nos continentes. Isso ocorre principalmente devido ao tamanho populacional das espécies, às baixas taxas de reprodução e inserção de ameaças não endêmicas, como os seres humanos, por exemplo.
Durante o Quaternário, período que segundo a escala de tempo geológico se iniciou há 2,6 milhões de anos, houve um modelo de extinção rápida e totalmente derivada das ações humanas conhecido como “overkill”. Registros fósseis do final desse período sugerem que milhares de espécies de aves foram perdidas nas ilhas tropicais do Pacífico. Para entender as extinções ocorridas, diversos estudos foram realizados em sítios paleontológicos e arqueológicos de 70 ilhas, onde os pesquisadores utilizaram a técnica de datação por carbono 14, a qual permite determinar a idade dos sedimentos e dos fósseis de interesse.
Durante os estudos entre as ilhas do Pacífico, foi possível observar diferenças entre a velocidade e a extensão do evento de overkill. Isso pode ser explicado por múltiplos fatores. Dentre eles, destacam-se fatores não biológicos chamados de A: abióticos; fatores biológicos chamados de B: bióticos; e fatores relacionados à presença humana chamados C: culturais. Os fatores ABC podem interagir entre si de forma a retardar ou acelerar a extinção, e baseado nisso, foi proposto um modelo de estudo para avaliar o registro fóssil de aves extintas em diferentes ilhas do Pacífico durante o período Quaternário.
Além do overkill ter sido responsável pelo desaparecimento de diversas espécies de aves, o modelo ainda é discutido em relação à extinção dos mamíferos nos continentes, onde a prática de caça excessiva influenciou ativamente na abolição das espécies observadas. Com base nesse contexto, é visível a necessidade do desenvolvimento de estratégias de conservação, para evitar novos eventos de extinção e também fortalecer algumas linhagens que não desapareceram por completo, a fim de promover o equilíbrio do ecossistema do planeta.
Texto fonte: David W. Steadman, Paul S. Martin (2003). The late Quaternary extinction and future resurrection of birds on Pacific islands. Earth-Science Reviews, v. 61, n. 1–2, p. 133-147.
Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0012825202001162.
Fonte e legenda da imagem de capa: Interferência da caça humana no período do Quaternário.
Disponível em: https://caracteristicas.pt/periodo-quaternario/.
Texto revisado por: Tiago Lopes Siqueira, Sandro Ferreira de Oliveira e Alexandre Liparini.