Escrito em: 08 de novembro de 2023
Por: Igor Calebe
Como a paleontologia é abordada nos anos regulares do ensino escolar? Em que nível estão os livros utilizados como material pelos professores em sala de aula? Estas são questões abordadas pelos autores do trabalho: “Análise da abordagem do tema paleontologia nos livros didáticos de biologia” com o intuito de apontar as falhas no conhecimento em paleontologia nos anos regulares de ensino escolar, sendo eles ensino fundamental e ensino médio.
Em uma análise realizada com cinco livros didáticos de biologia utilizados recorrentemente pelos colégios de ensino público e privado, foi possível observar o despreparo e desconhecimento aplicado nesses materiais, podendo também obter a relação percentual da presença de tais assuntos no conteúdo do livro. Este tipo de pesquisa é necessário para renovação dos materiais usados por anos seguintes no ensino, visto que os livros são dos anos de 2004 e 2005. Além do problema de desatualização dos materiais utilizados, foi visto também a falta de profundidade em determinados momentos, com isso concretizou-se a cultura de não haver a necessidade de apresentar com clareza necessária as informações científicas sobre o assunto já apontado.
Livro 1: Corresponde a 0,99% de todo o conteúdo do material, sendo apresentado em definições de paleontologia, fósseis, extinções e tempo geológico. Boa compreensão dos temas paleontológicos.
Livro 2: Corresponde a 0,13% de todo o conteúdo do livro. Neste, os conceitos básicos não são mencionados impossibilitando o aprofundamento em outras áreas de estudos que abrangem tais conceitos. Dificulta a aprendizagem.
Livro 3: Corresponde a 1,81% de todo o conteúdo. Como é possível observar no percentual, a abordagem é maior e consequentemente mais ampla, sendo uma boa referência. Boa compreensão dos temas paleontológicos.
Livro 4: Corresponde a 0,51% de todo o conteúdo do livro. Os conceitos básicos não foram bem apresentados no corpo do texto principal, mas há apoio nos textos complementares. Dificulta a aprendizagem.
Livro 5: Corresponde a 1,63% do conteúdo geral. Abrangendo temas mais amplos e gerais, também cita em outras conexões a relação entre paleontologia e biologia, além de fornecer textos complementares. Boa compreensão dos temas paleontológicos.
Os conceitos apontados como importantes para uma boa compreensão dos temas paleontológicos são: conceito de fósseis, processos de fossilização, importância dos fósseis, datação dos fósseis e tempo geológico.
Conceito de fósseis: evidência de vida no passado geológico e pode ser representado não apenas por ossos, dentes ou conchas mortas há muito tempo, mas também por marcas de pés, como pegadas de dinossauros, ou trilhas de vermes deixados no fundo lodoso de mares antigos; pode ser impressão ocasional de animais de corpo mole, como medusas no lodo que mais tarde endurece em rochas. […] (Paulino, 2005 c, p. 156).
Processos de Fossilização: o processo de fossilização é definido como a passagem da matéria orgânica para um registro fóssil, este pode demorar milhares de anos e depende de diversos fatores.
Importância dos fósseis: os fósseis são extremamente relevantes para a compreensão da evolução, evidências de fenômenos e para entender processos naturais do passado, como extinções em massa.
Datação dos fósseis: existem diversas técnicas para que seja feita a datação das rochas, entre elas destaca-se a correlação estratigráfica.
Tempo geológico: o tempo geológico é uma escala que corresponde ao tempo de vida da terra, similar a uma linha do tempo, divide-se em períodos e mostra a evolução de fatores bióticos e abióticos ao longo do tempo.
Com isso, percebe-se uma lacuna quando se trata do tema paleontologia nos livros didáticos de biologia. É necessário que os autores se atentem à importância de conceitos básicos sobre paleontologia, algo que se relaciona com outros temas relevantes da disciplina. É de suma importância abordar os estudos de fósseis e outros conceitos em uma matéria que fala da vida, com isso o tema torna-se quase que obrigatório para o entendimento de uma visão ampla da importância da vida e sua evolução na terra.
Texto fonte: De Araújo Júnior, Hermínio Ismael; De Oliveira Porpino, Kleberson. (2010). Análise da abordagem do tema paleontologia nos livros didáticos de biologia. Anuário do Instituto de Geociências, v. 33, n. 1, p. 63-72.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/257779911_Analise_da_abordagem_do_tema_Paleontologia_nos_livros_didaticos_de_Biologia.
Fonte e legenda da imagem de capa: Escala geológica em espiral.
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/79/Geological_time_spiral.png/640px-Geological_time_spiral.png.
Texto revisado por: Sandro Ferreira de Oliveira e Alexandre Liparini.