O Poseidon Brasileiro

Escrito em: 28 de novembro de 2024

Por: Sandro Ferreira de Oliveira

Os titanossauros são dinossauros conhecidos pelo seu porte grande, estando inclusos no clado Titanosauria os maiores dinossauros que já existiram. Eles andavam sobre quatro patas, tinham o pescoço bastante comprido com uma cabeça pequena em relação ao corpo que usavam para se alimentar de plantas. São considerados um grupo cosmopolita, pois habitavam diversas regiões do planeta e representam um dos clados mais abundantes dos Sauropoda. O Brasil possui alguns titanossauros descritos, e em 2016 foi apresentada a primeira espécie gigante do país.

O Austroposeidom magnificus foi encontrado nos arredores da cidade de Presidente Prudente, no sudoeste do estado de São Paulo. Datado do período Cretáceo Superior, este dinossauro foi descoberto pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price em 1953. É um achado incrível que, por ter sido encontrado nessa região, aumenta a diversidade de espécies brasileiras do Grupo Bauru, que possui diversos depósitos de vertebrados.

O nome “Austro” homenageia a América do Sul, enquanto que “Poseidon” faz alusão ao deus grego do mar Poseidon, responsável pelos terremotos e tempestades. O epíteto específico “magnificus” vem do latim e significa “elevado, nobre, grande” em referência ao seu grande tamanho,  estimado em 25 metros de comprimento. Dessa forma, não havia uma forma melhor para se nomear este dinossauro como esta.

Foram encontradas duas vértebras cervicais incompletas, uma costela cervical, uma vértebra dorsal completa e 7 fragmentos de vértebras dorsais, além de um fragmento de vértebra sacral. Tudo isso contribuiu para descrever o maior dinossauro brasileiro conhecido naquele momento. Todos esses fósseis pertencem ao mesmo indivíduo,  cujo espécime recebeu o número Tombo: MCT 1628-R, que é um número de identificação feito para cada fóssil descoberto. 

A espécie foi comparada com outros 34 titanossauros, o que permitiu analisar as características entre eles e confirmar que A. magnificus era realmente uma nova espécie de dinossauro. A descrição dela possibilitou aumentar o nosso conhecimento a respeito dos titanossauros brasileiros, particularmente os gigantes, que não haviam sido relatados anteriormente em nosso país. Atualmente esse dinossauro ocupa a segunda posição no ranking de maiores dinossauros brasileiros, mostrando o quanto nosso país é biodiverso desde as eras passadas.

Texto fonte: BANDEIRA, Kamila LN et al. (2016). A new giant titanosauria (Dinosauria: Sauropoda) from the late cretaceous Bauru Group, Brazil. PloS one, v. 11, n. 10, p. e0163373.

Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0163373.

DOI: ttps://doi.org/10.1371/journal.pone.0163373.

Fonte e legenda da imagem de capa: Representação de Austroposeidon magnificus forrageando em seu habitat natural, sendo este o primeiro dinossauro brasileiro representado em um documentário.

Disponível em: https://dinoplanet.com.br/2022/05/30/dinossauro-brasileiro-e-representado-pela-primeira-vez-em-um-documentario/.


Texto revisado por: Sandro Ferreira de Oliveira, Pedro Marzano e Alexandre Liparini.

Deixe um comentário