Escrito em: 11 de novembro de 2023
Por: Carolina P. Procópio-Santos
Os Náutilus são um grupo de cefalópodes, parentes próximos das lulas e polvos, que surgiram no período cambriano, há cerca de 500 milhões de anos.
Armados com uma poderosa concha externa, esses animais sobreviverem pelo menos a cinco eventos de extinção em massa, inúmeras mudanças geoclimáticas no planeta e ao surgimento e desaparecimento de várias espécies de predadores ao longo do tempo.
Até o final do Eoceno, em torno de 35 milhões de anos atrás, eles eram extremamente abundantes nos oceanos de todo planeta. Isso nos leva a questionar: o que aconteceu nos últimos 35 milhões de anos que fez um grupo tão grande quase desaparece por completo?
Atualmente restam apenas duas linhagens de náutilos, ambas nativas da região Indo-Pacífica e restritas aos mares ao redor da Indonésia, Malásia, Papua-Nova Guiné e Austrália. Apesar disso, esses animais apresentam uma grande abundância numérica de indivíduos e sinais de que ainda estão passando por processos de diversificação.
Isso sugere que, seja qual for a causa da extinção de várias linhagens de náutilos no passado, ela continua a exercer pressão, limitando a expansão desse grupo até os dias de hoje.
Em 2019, um grupo de pesquisadores propôs uma hipótese intrigante para resolver esse mistério. Qual seria essa hipótese? Focas! Isso mesmo, os pinípedes — um grupo de mamíferos marinhos predadores — surgiram e se diversificaram no Oligoceno, há cerca de 30 milhões de anos. Ao compararem os registros fósseis das espécies de náutilos e dos pinípedes, os pesquisadores observaram um padrão: onde os pinípedes apareciam, os náutilos desapareciam. Embora os náutilos tenham enfrentado outros predadores ao longo da história, muitos desses predadores provavelmente tinham dificuldade em retirá-los de suas conchas. Já os pinípedes, com seus dentes fortes, são capazes de quebrar as conchas e sugar o animal para fora, tornando-se, assim, o predador perfeito.
Palavras-chave: Cefalópodes, Náutilus, Extinção, Fóssil vivo, Diversidade
Fonte e legenda da imagem de capa: Espécime de Nautilus vanuatuensis. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nautilus_vanuatuensis.jpg
Texto fonte: Kiel, S., Goedert, J. L., & Tsai, C.-H. (2022). Seals, whales and the Cenozoic decline of nautiloid cephalopods. Journal of Biogeography, 49, 1903–1910. https://doi.org/10.1111/jbi.14488
Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/share/UM9AQ5HYA8JJGHRTVSSG?target=10.1111/jbi.14488 acessado em 01/11/2023
Texto revisado por: Giulia Alves