Reconstruindo a História da Tyto alba em Socotra 

Escrito em: 25 de outubro de 2023

Por: Kelly Santos

A maior ilha do Arquipélago de Socotra, que faz parte da República do Iêmen, encontra-se no extremo norte do Oceano Índico. Socotra é a maior ilha da Região e faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO por sua notável biodiversidade, é caracterizada por um alto grau de endemismo, resultado derivado de fatores geográficos e condições bioclimáticas exclusivas do local. A ilha é o lar de uma ampla variedade de vertebrados terrestres que incluem répteis, uma rica variedade de aves e algumas espécies de mamíferos. 

Na Caverna de Taiti, localizada no centro da Ilha de Socotra, foi encontrado um acúmulo de pelotas (restos não digeríveis de uma presa, que foram expelidos), regurgitadas possivelmente por uma coruja de médio porte em uma pequena duna presente numa cavidade central na caverna. Essas pelotas continham restos de vertebrados datados da época Holoceno, a qual nós vivemos, entretanto não muito recentes. Este achado é extremamente representativo ao contribuir para o entendimento da história ecológica da ilha. 

Os ossos nas pelotas das corujas foram encontrados tanto na superfície da duna como abaixo dela, alguns deles ainda capazes de serem reconhecidos como estruturas anatômicas específicas devido a pouca evidência de digestão. Essas pelotas evidenciam a presença de uma coruja de médio porte, levantando a hipótese de ser a Tyto alba, espécie conhecida popularmente como a coruja das torres, devido a seu comporte compatível com as evidências encontradas. Além disso, fora encontrado um fragmento de bico desta espécie em outra caverna presente na ilha, a caverna Hoq. Isto representa a primeira aparição paleontológica da Tyto alba na ilha e corrobora com a hipótese de que esta seria a responsável pelas pelotas regurgitadas presentes na Caverna de Taiti.

Texto fonte: RAMELLO, G. et al. (2023). Holocene vertebrate assemblages provide the first evidence for the presence of the barn owl (Tytonidae, Tyto alba) on Socotra Island (Yemen). Geobios, Elsevier.

Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0016699523000621?via%3Dihub.

DOI: https://doi.org/10.1016/j.geobios.2023.03.005.

Fonte e legenda da imagem de capa: Ilustração de uma Tyto Alba.

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barn_Owl,_Manchester_area,_UK,_by_Andy_Chilton_2016-07-06_(Unsplash).jpg.


Texto revisado por: Sandro Ferreira de Oliveira e Alexandre Liparini.

Deixe um comentário