É possível estabelecer conexões entre a Paleontologia e a Justiça Ambiental?   

Escrito em: 12 de abril de 2023

Por: Rafael Sousa Santos

Não se restringindo apenas ao estudo dos fósseis, a Paleontologia é, de fato, uma ciência extremamente necessária e capaz de contextualizar a presença humana em meio à crise ambiental mundial, considerando, por exemplo, os conflitos socioambientais existentes em sítios paleontológicos. 

Combinando conhecimentos entre a Ecologia, Geografia, Antropologia, Sociologia, Economia e Ciências da Natureza, a Ecologia Política é um campo interdisciplinar que busca entender como as relações entre a sociedade são construídas, analisando a forma como lidamos com o Meio Ambiente e como isso impacta diferentes grupos e comunidades. E é com base nessa matéria interdisciplinar que se pode tecer conexões entre a paleontologia e a justiça ambiental. 

Sítios paleontológicos são locais onde existe a preservação de evidências sobre a atividade de seres do passado, constituídos por lugares como depósitos de argila, rochas sedimentares, cavernas, lagos, entre outros. No entanto, essas localidades são consideradas pontos de conflitos socioambientais, principalmente no que diz respeito às comunidades que habitam ou habitavam esses ambientes. Um dos impactos negativos mais marcantes nessas áreas são as limitações de acesso impostas para moradores antigos, sendo que em muitas das vezes, esses sujeitos necessitam desses locais para a sua própria subsistência, como por exemplo, para realização de atividades de extrativismo, agricultura, pesca etc. Outra questão relevante consiste na atividade mineradora, impulsionada pelo valor comercial atrelado às rochas sedimentares, gerando impactos ambientais causados pelas técnicas de extração, pela geração de resíduos e efluentes, pela degradação de áreas preservadas, entre outros. 

Pensar a paleontologia por meio de reflexões que fomentem ações coletivas nesses espaços é extremamente necessário, transformando os sítios paleontológicos em locais que não sejam utilizados apenas para a contemplação da beleza e dos registros fósseis ali encontrados, mas de forma que proporcione a gestão integrada da população no uso dessas terras. Por conseguinte, percebe-se que a paleontologia é uma ciência capaz de estabelecer conexões com a Justiça Ambiental por meio da interdisciplinaridade da Ecologia Política.

Texto fonte: Silva, C. N., & Cosenza, A. (2021). PALEONTOLOGY AND ENVIRONMENTAL JUSTICE: MAKING CONNECTIONS THROUGH POLITICAL ECOLOGY. Ambiente & Sociedade, 24(Ambient. soc., 2021 24), e00892. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20200089r2vu2021L3AO.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/TySCNqtr9RzLRW3ftJCnV4K/?lang=en#. Acessado em: 12/04/2023.


Fonte e legenda da imagem de capa: Vista panorâmica da Floresta Fóssil no Rio Poti, em Teresina – Exemplar de sítio paleontológico.


Texto revisado por: Sandro Ferreira de Oliveira e Alexandre Liparini.

Deixe um comentário