Estudo de paleotocas de preguiças-gigantes: Uma viagem em 3D pelos túneis

Escrito em: 11 de abril de 2023

Por: Leonardo Dornas

Já pensou em visitar, de qualquer lugar do mundo, uma toca de preguiça gigante? Essa experiência pode estar bem próxima!
As preguiças-gigantes, mamíferos que habitavam o Brasil desde o período Neógeno (de 23 a 2,5 milhões de anos atrás) até aproximadamente 11.000 anos atrás, intrigam cientistas até hoje. Com o objetivo de entender melhor o comportamento desses seres, os pesquisadores costumam estudar as paleotocas – túneis que eram cavados pelas preguiças-gigantes. Recentemente, um grupo de cientistas da UNESP utilizou a fotogrametria para estudar uma paleotoca localizada no município de Doutor Pedrinho, em Santa Catarina.
A fotogrametria é uma técnica que utiliza fotografias para extrair informações sobre a forma, dimensão e posição dos objetos contidos na imagem. Com ela, os cientistas puderam identificar traços de garras duplas na paleotoca, e conseguiram gerar um modelo em 3D.
Os túneis encontrados na paleotoca tinham até 34,4 metros de extensão e uma dimensão total de 80,3 metros. Por terem sido escavados em arenitos com pouca infiltração ou colapso, os túneis estavam bem preservados. Utilizando fotografias padronizadas e câmeras digitais de alta resolução, os cientistas geraram um modelo digital em 3D da paleotoca, chamado de M3D.
Esse modelo permite a preservação digital das paleotocas para estudos e também possibilita uma visita utilizando tecnologias de realidade virtual. Com isso, as paleotocas e o importante conhecimento adquirido sobre as preguiças-gigantes podem ser compartilhados com o mundo, contribuindo para a preservação, pesquisas e a divulgação científica.

Para conferir o modelo 3D, acesse o link a seguir: https://skfb.ly/ooprJ

Texto fonte: Audi, C., Meyer, D., Odess, D., Urban, T., Yeuw, T. T., Beraldo, K. B., Fey, J. D., Spanghero, N. F., Munhoz, M. C., Oliveira, B. J., Buchmann, F. S. (2022). FOTOGRAMETRIA DE UM ICNOFÓSSIL ESCAVADO POR PREGUIÇAS-GIGANTES (MEGAICHNUS MAJOR). Revista Brasileira de Paleontologia, 25(3):208–218.
Doi: 10.4072/rbp.2022.3.04
Disponivel em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/306/125 Acessado em 12/10/2024

Fonte e legenda da imagem de capa: Modelo da paleotoca gerados em 3D, retirado do próprio texto fonte (Figura 5)


Texto revisado por: Vicente Sousa

Deixe um comentário