Escrito em: 11 de abril de 2023
Por: Ian Barcellos
As angiospermas são plantas que têm flores e produzem frutos, fazem parte de um grupo diverso que inclui diversas plantas que vemos todos os dias, como as rosas, as margaridas, as orquídeas, as árvores frutíferas e muitas outras. Atualmente, são altamente diversificadas, com muitos hábitos de vida, formas e peculiaridades em cada grupo.
Elas se tornaram um grupo de plantas dominante durante o período Paleógeno, que começou há cerca de 66 milhões de anos atrás. Por possuírem estruturas reprodutivas altamente especializadas, as flores, as angiospermas se adaptaram a uma ampla variedade de habitats ecológicos. Devido a essa inovação evolutiva, tornaram-se as plantas mais diversificadas e bem-sucedidas do planeta.
O surgimento do grupo na história evolutiva segundo a teoria mais aceita ocorreu há cerca de 130 milhões de anos atrás, durante época Cretáceo inferior, entretanto, um grupo de paleontólogos encontraram um fóssil no nordeste da China que muda a visão sobre a história da evolução das plantas com flores.
O fóssil, chamado de Archaefructus, se trata de uma angiosperma com característicasprimitivas, ou seja, características que apontam para a origem do grupo das plantas com flores. A idade do fóssil pode alterar como entendemos a evolução das angiospermas, já que foi encontrado em um afloramento do época Jurássico superior, ou seja, anterior ao que era considerado como o surgimento das angiospermas.
A partir dessa descoberta, foi sugerida a criação de uma nova subclasse dentro da classificação das angiospermas, sustentada por algumas características observadas no fóssil que podem ajudar a elucidar a origem do grupo. Além disso, durante muitos anos os cientistas consideraram que a origem das angiospermas ocorreu nas regiões tropicais do mundo. Entretanto, a descoberta de espécimes como o Archaefructus e outras angiospermas primitivas encontradas em Jixi, nordeste da China, sugere que a diversificação e o surgimento das primeiras plantas com flores podem ter ocorrido na China. Achados como este contestam a ideia anteriormente difundida de que a origem das angiospermas estava limitada às regiões tropicais.
Texto fonte: Sun Ge; David L. Dilcher.; Zheng Shaoling.; Zhou Zhekun. (1998). In Search of the First Flower: A Jurassic Angiosperm, Archaefructus, from Northeast China. Nature, Vol. 282, Issue 5394, pp. 1692-1695. Doi: 10.1126/science.282.5394.1692.
Disponível em: https://link.gale.com/apps/doc/A53588744/AONE?u=capes&sid=bookmark-AONE&xid=68abf18c
Fonte e legenda da imagem de capa: Archaefructus liaoningensis, fóssil encontrado no nordeste da China
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Archaefructus_liaoningensis.jpg
Texto revisado por: André Garcia e Alexandre Liparini.