Escrito em: 09 de abril de 2023
Por: Júlia W. Souza
Você já imaginou espécies ancestrais de vírus vivendo entre nós, mais especificamente, dentro do DNA de outros seres vivos? Pois é! Foi descoberto que isso tem acontecido nos últimos milhões de anos. Alguns hospedeiros de certos vírus têm partes de seu DNA muito parecida com a do vírus em si, que possui certas partes bem conservadas em seu código genético. Além disso, são utilizadas a estrutura dos vírus e suas proteínas, que são conservadas por mais tempo.
O que tem sido descoberto é que, através de hospedeiros cada vez mais antigos, conseguimos remontar a história dos vírus de DNA, descobrindo seus ancestrais e suas relações evolutivas, ou seja, estamos desenterrando informações a respeito de linhagens virais que vêm desde os tempos dos dinossauros, ou são ainda mais antigas.
Descobriu-se que existe uma enorme diversidade viral nos genomas dos hospedeiros (protozoários, plantas, animais, fungos) e que a maioria das linhagens existem ainda hoje. Ao contrário do que podemos pensar inicialmente, nem todas essas histórias foram recuperadas apenas a partir do genoma de hospedeiros contemporâneos a nós. Vários genes atribuídos a vírus, ou atividade viral, foram descobertos em fósseis encontrados em diversas condições, desde que bem conservados. Os exemplares de DNA viral mais antigos recuperados até hoje remontam ao triássico, período em que surgiram os primeiros dinossauros! Verdadeiros virossauros! Apesar de o exemplar mais antigo ser do triássico, estima-se que algumas linhagens existam desde a presença dos primeiros seres vivos, antes do cambriano (momento em que houve uma explosão de biodiversidade na Terra).
Esses estudos permitem compreender mais sobre vírus que foram relativamente pouco explorados, como os vírus gigantes ou os vírus de algas, por exemplo. A compreensão desses seres é significativa, não só por sua aplicação biotecnológica e de controle biológico, mas também por significar um grande avanço na ciência evolutiva e dar cada vez mais evidências para as teorias genética e evolutiva mais aceitas atualmente.
Texto fonte: Barreat, J.G.N.; Katzourakis, A. (2022). Paleovirology of the DNA viruses of eukaryotes. Trends in Microbiology, v. 30, n. 3. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tim.2021.07.004 , Acessado :09/04/2023
Legenda da imagem da capa: A figura mostra as eras e períodos em que a história da Terra está dividida. Nela, aparecem diversas linhagens virais atuais e a quando seu passado remonta. Os exemplares de vírus que foram encontrados em fósseis estão marcados com a linha listrada mostrando de quando era o fóssil em que o vírus foi encontrado.
Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0966842X21001645?via%3Dihub , Acessado :09/04/2023
Texto revisado por: Leticia Lopes e Alexandre Liparini.