Tomografia computadorizada de dupla energia: nova técnica permite diagnosticar dor de dente em T. rex

Escrito em: 07 de abril de 2023

Por: Mamute

A tomografia computadorizada de dupla energia (TCDE) é uma técnica de imagem que combina imagens de objetos e a quantificação de sua composição química. Porém, na paleontologia, essa técnica ainda não havia sido amplamente explorada.

Sabendo do seu possível potencial para a investigação de fósseis, pesquisadores decidiram explorar a TCDE como uma ferramenta não destrutiva para estudar mais profundamente materiais e ossos fossilizados, já que, as imagens obtidas mostram que a TCDE pode diferenciar os ossos dos sedimentos que os envolvem. As análises são feitas utilizando flúor como o marcador de imagem para ossos fossilizados e como um indicador de idade dos ossos terrestres.

O estudo foi realizado em ossos fossilizados de cinco táxons diferentes de vertebrados e um vertebrado ainda existente. Os ossos fossilizados eram de diferentes espécies de dinossauros, dentre eles um tiranossauro, e o exemplar existente era o osso não fossilizado de um boi.

Os resultados obtidos através da TCDE foram gratificantes. A análise quantitativa das imagens revelou um teor de flúor significativo nos tecidos ósseos fossilizados, além de permitir diferenciar a concentração de elementos como cálcio entre os materiais analisados.

O flúor mapeado pela tomografia permitiu também identificar e diagnosticar uma infecção óssea na arcada dentária do fóssil de tiranossauro; este diagnóstico dificilmente ocorreria com uma técnica simples de tomografia.

A tomografia computadorizada de dupla energia pode ser vista como uma técnica bastante inovadora para estudos paleontológicos, podendo apoiar o desenvolvimento de um novo método não destrutivo para informar a idade relativa de fósseis, além disso, o estudo revelou que o flúor tem potencial para servir como ferramenta de diagnósticos na pesquisa paleontológica.

Texto fonte: Charlie A. Hamm, Oliver Hampe, Jurgen Mews, Cristina Gunter, Ralf Milke, Florian Witzmann, Lynn J. Savic, Lutz Hecht, Sabine Mestre, Bernd Hamm, Patrick Asbach, Torsten Diekhoff. (2022). Quantitative dual-energy CT as a nondestructive tool to identify indicators for fossilized bone in vertebrate paleontology. Nature Scientific Reports. volume 12.


Doi: 10.1038/s41598-022-20707-5.


Disponivel em: https://www.nature.com/articles/s41598-022-20707-5#citeas Acessado em 16/06/2023

Fonte e legenda da imagem de capa: imagem por TCDE revelando dente infecionado em T.rex. Retirado do próprio artigo fonte (Figura 2)


Texto revisado por: Vicente Sousa e Alexandre Liparini

Deixe um comentário