Escrito em: 09 de abril de 2023
Por: Júlia Silva de Mattos
Restos fossilizados de uma nova espécie de sapo que viveu entre 72 e 66 milhões de anos atrás, identificada como Baurubatrachus santosdoroi, batizada em homenagem a seus descobridores Edvaldo Fabiano dos Santos e Laércio Fernando Doro, foram encontrados próximos a cidade de Catanduva no estado de São Paulo, durante as obras de alargamento da rodovia estadual SP 351.
A espécie, que coexistiu com os dinossauros, foi encontrada na Formação Adamantina do Grupo Bauru, Cretáceo Superior: uma unidade geológica fossilífera de grande importância no Brasil. Nessa mesma área, vários restos fósseis foram descobertos, incluindo bivalves de água doce, peixes, tartarugas e crocodilianos.
Até o presente momento, o único representante do gênero era a extinta espécie de anfíbio Baurubatrachus pricei, encontrada em 1989 em Uberaba, Minas Gerais, na Formação Serra da Galga. Ambas espécies possuem diversas semelhanças anatômicas, permitindo que sejam atribuídas ao mesmo gênero. Além disso, a espécie B. santosdoroi permite inferir novas características osteológicas para o gênero Baurubatrachus, como a presença de um forame sub timpânico, ou seja, um orifício no tímpano que serve como via de passagem para diversas estruturas, como nervos e vasos. Essa característica, até então não conhecida, pode contribuir para a compreensão das relações filogenéticas da subordem Neobatrachia.
Os pesquisadores afirmam que a descoberta da nova espécie de Baurubatrachus pode fornecer informações valiosas sobre a evolução do gênero e sua relação com outros grupos de anfíbios, estimulando novos achados de espécies da fauna pré-histórica da América do Sul, que ainda não foram identificadas. Esse trabalho é um lembrete importante da biodiversidade que já existiu na Terra, bem como do valor da pesquisa científica para compreensão da evolução da vida em nosso planeta.
Texto fonte: Muzzopappa, P; Iori, F, V; Martinelli, A, G. (2022) A New Species of Baurubatrachus (Anura, Neobatrachia) from the Late Cretaceous Adamantina Formation of Brazil Furnishes Evidence on the Diversity of this Bizarre Genus. Ameghiniana 59(5), 297-316 Disponível em:<https://bioone.org/journals/ameghiniana/volume-59/issue-5/AMGH.29.07.2022.3505/A-New-Species-of-Baurubatrachus-Anura-Neobatrachia-from-the-Late/10.5710/AMGH.29.07.2022.3505.short?tab=ArticleLink> Acesso em: 03/06/2024.
Fonte e legenda da imagem de capa: Representante vivente da subordem Neobatrachia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:LifeJanja-_Frog_in_a_pond_01.jpg> Acesso em: 03/06/2024.
Texto revisado por: Luiza Leite e Alexandre Liparini.