DNA presente na casca de ovo fóssil revela linhagem oculta de aves-elefante.

11 de maio de 2024.

Por: Greyce Celestino

Este artigo traz como objetivo mostrar algumas resoluções da história de vida e evolução das extintas Aves-elefantes, da região de Madagascar, através do DNA da casca de ovo fóssil.

As aves-elefante (Aepyornithidae) eram aves gigantes incapazes de voar, que viviam na região de Madagascar e foram extintas há cerca de 1000 anos. Contudo, essas aves começaram a ser descritas a pouco mais de 150 anos, tendo desde então gerado curiosidade entre os cientistas para descobrir sua filogenia e quais outras espécies de aves que podem estar relacionadas.

Cerca de 4 espécies em 3 gêneros são aceitas em consenso atualmente, porém somente através de carácteres morfológicos tem sido complexo analisar e descrever a sua evolução. Por isso, neste artigo, os autores fazem uso de um DNA antigo (aDNA) presente na casca de um ovo fóssil de ave-elefante, através de isótopos estáveis, para auxiliar a identificar a história de vida desses animais.

Além disso, aspectos da estrutura do ovo, como espessura da casca e a microestrutura interna pode revelar o tamanho da ave, o ambiente de nidificação, comportamento de nidificação e auxilia a distinguir grupos de aves. Isso é possível, pois, em comparação aos ovos de outras espécies de aves, os ovos de aves-elefante tem a estrutura da casca muito mais grossa e com isso preserva o DNA em seu interior. Tal preservação possibilitou o estudo por isótopos estáveis, permitindo a comparação com outras espécies e revelar como viviam esses animais.

Os autores descobriram que essas aves viviam majoritariamente no extremo norte de Madagascar, separadas por cerca de 1000 Km de distância das aves-elefantes encontradas no centro de Madagascar, que eram distintas geneticamente e possuíam dietas diferenciadas . Revelou-se uma nova linhagem ao norte de Madagascar que pesavam cerca de 230 Kg e colocavam ovos de aproximadamente 3 Kg. Foi possível inferir também uma parte de sua história evolutiva, como adaptações ao gigantismo, que foi relacionado com a última era glacial de Madagascar, que tornou o ambiente mais seco e frio naquela época. Nenhum esqueleto destas aves-elefante em questão foram encontrados, tendo sido todo o estudo feito com base no DNA encontrado na estrutura de cascas de ovos fósseis.

Texto fonte: Grealy, A., Miller, G.H., Phillips, M.J et al. Molecular exploration of fossil eggshell uncovers hidden lineage of giant extinct bird. Nature Communications 14, 914 (2023)

Doi: https://doi.org/10.1038/s41467-023-36405-3

Disponível em:https://www.nature.com/articles/s41467-023-36405-3 Acessado em: 12/04/2023

Fonte e legenda da imagem de capa: Ovo de Ave-elefante de Madagascar . Disponível em:

<https://images.app.goo.gl/cDoL6B17GdcrwvMaA&gt; Acesso em: 06/05/2024.

<https://images.app.goo.gl/k5aBEj6qC4ABZ7oz5> Acesso em: 06/05/2024.


Texto revisado por: André Garcia e Alexandre Liparini

Deixe um comentário