Os Therizinosauria Escondem seus Segredos em suas Garras?

Escrito em: 09 de maio de 2024

Por: Isabela Borges Hubner

Therizinosauria era um clado de dinossauros terópodes (grupo de animais bípedes e em sua grande maioria herbívoros ou carnívoros), que viveram no período Cretáceo. Tinham garras enormes nas patas anteriores, que variavam de tamanho dentro do grupo. Existem diversas hipóteses sobre a função dessas garras, sendo elas; puxar galhos de árvores, cavar o solo em busca de insetos, acasalamento, perfuração ou utilização como gancho ou para escalada.

Comparando a dimensão das ungueais (último osso que sustenta a garra) dos tetrápodes mamíferos, vivos e extintos, com cinco espécies de Therizinosauria: Falcarius utahensis, Nothronychus graffami, Beipiaosaurus utahensis, Alxasaurus elesitaiensis e Therizinosaurus cheloniformes, teorizou-se, em primeiro momento, que as ungueais de Therizinosauria eram para escavar, agarrar ou perfurar. 

Therizinosauria ocupava morfoespaços (morfologia comparativa dos animais que podem coincidir em uma mesma região do gráfico) variados, ou seja, sua morfologia é diversificada. Cada porção da garra de Therizinosauria exercia uma força específica, no entanto, essa tensão localizada reduziria se comparada a garra que não é encontrada neste grupo. Ademais, os mamíferos extintos e viventes ocupam grandes morfoespaços, tendo assim, mais variações morfológicas dentro do próprio grupo quando comparados aos terópodes. Todavia, mamíferos herbívoros extintos que tinham garras, ocupavam morfoespaços diferentes dos demais mamíferos e terópodes, mas muitos terópodes ocupavam o mesmo morfoespaço que mamíferos fossoriais (animais que cavam buracos). 

Os Nothronychus graffami e N. mckinleyi, diferentemente dos demais Therizinosaurus, ocupavam o mesmo morfoespaço que mamíferos fossoriais existentes. Entretanto, o tamanho corporal dos Therizinosaurus não favorecia o uso de ungueais para formar tocas, mas apenas uma escavação superficial com ajuda da força dos membros posteriores e garras anteriores, assim como alguns outros terópodes. 

Pensando em terópodes, as garras para segurar presas tornam-se eficazes, visto que eram mais curtas e rígidas, curiosamente, esses animais ocupam o mesmo morfoespaço que mamíferos fossoriais. Em suma, se analisar os mamíferos percebe-se que a diferença na morfologia das garras auxiliou no aumento do morfoespaço, o que não ocorre tão claramente com os terópodes.

Interpretando possíveis funções para as garras de Therizinosauria, uma função seria a de puxar e derrubar árvores, pois são herbívoros em sua maioria. A segunda função seria o combate direto, no caso, defesa contra predadores ou rivais da mesma espécie. A terceira possível função seria a de escavar em busca de insetos, visto que alguns Therizinosauria são onívoros. E por último, o uso das garras para o acasalamento, para atração do parceiro sexual ou mesmo durante a cópula. 

Por fim, entende-se que as garras são muito diversificadas em Therizinosauria, terópodes e mamíferos, mas que ainda não se tem uma correlação clara de tamanho e curvatura das garras. Entretanto, o fato de as garras de Therizinosauria não serem queratinizadas inviabiliza a teoria de que poderia ser usada para outras tarefas que não apenas intimidação e atração sexual, visto que tarefas como escavação, perfuração e gancho demandam muita força e resistência das garras.  

Texto fonte: LAUTENSCHLAGER, S. (2014). Morphological and functional diversity in therizinosaur claws and the implications for theropod claw evolution. Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, v. 281, n. 1785, p. 20140497.

DOI: https://doi.org/10.1098/rspb.2014.0497.

Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rspb.2014.0497. Acessado em: 10/04/2023.

Fonte e legenda da imagem de capa: Imagem ilustrativa do Therizinosaurus, o que a torna interessante é o fato de nela e assim como na maioria das ilustrações, esses animais aparecerem como predadores ou caçadores vorazes, o que é uma grande mentira já que são herbívoros/onívoros.

Disponível em: <https://paleontologyworld.com/dinosaurs-%E2%80%93-species-encycolpedia-curiosities-q/what-was-biggest-dinosaur-how-scientists-determine&gt;. Acesso em: 10 abr. 2023.

Deixe um comentário