Novo invertebrado de Ponta Grossa, Paraná

Escrito em: 07 de abril de 2023

Por: Victor Marcelo Leonato Costa

Cientistas do Departamento de Geologia da Universidade de São Paulo (USP) encontraram um novo fóssil de um invertebrado do Devoniano Inferior (entre 419,2 Milhões de anos e 393,3 Milhões de anos) na região de Ponta Grossa, no Paraná. A espécie em questão foi identificada por meio de características morfológicas examinadas em três moldes encontrados no local. Esses moldes foram preenchidos na cavidade interna com o mesmo sedimento fino que os envolveu. Embora apresentem bordas ligeiramente quebradas, isso não impediu sua identificação.
A região de Ponta Grossa não para de surpreender os cientistas, devido sua sucessão de folhelhos que são rochas clásticas, portanto, composta por detritos geológicos formadas pela deposição de lama com partículas de outros elementos, onde a preservação de vários organismos é facilitada, haja vista os diversos fósseis já encontrados na região. Este fóssil tem características únicas em relação a qualquer outro já encontrado. Além disso, sua forma de organização assemelha-se à de algumas esponjas paleozoicas. Os fósseis são formados por três moldes finos de forma arborescente e apresentam uma porção basal intacta e os outros dois moldes apresentam as porções superiores dos moldes. Cada molde apresenta características suficientes para determinar que são de um mesmo indivíduo.
Esse novo invertebrado foi denominado de Pontagrossia reticulata, onde Pontagrossia é pela formação rochosa da cidade e reticulata devido a um padrão que se assemelha ao trançado de uma rede, em sua estrutura chamada de cálice. Sua descoberta é de grande importância para a compreensão da evolução dos invertebrados de água fria do período Devoniano principalmente pelo seu endemismo. Através da análise desses fósseis, é possível inferir características como tamanho, forma e provável modo de vida do organismo em questão.

Texto fonte: Texto fonte: CHAHUD, A.; FAIRCHILD, T. R. (2020). A new invertebrate from the Ponta Grossa Formation (Devonian), Paraná Basin, Brazil, Revista Brasileira de Paleontologia, 23(4):279–282. Doi: 10.4072/rbp.2020.4.06. Disponível em <https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/116/54>, acessado em: 10/04/2024.

Fonte e legenda da imagem de capa: Imagem de microscopia eletrônica do fóssil citado, extraída do artigo em questão. Disponível em <https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/116/54>, acessado em: 10/04/2024.


Texto revisado por: Vicente Sousa e Alexandre Liparini

Deixe um comentário