Preguiças gigantes sobreviveram ao clima de Buenos Aires comendo formigas

Escrito em: 14 de março de 2023

Por: Davi Vilaça Carvalho

Em Buenos Aires, na Argentina, foram descobertos vários túneis subterrâneos feitos provavelmente por um grupo de animais conhecidos como Xenartras, que são as preguiças, as preguiças gigantes (extintas), os tatus e os tamanduás. Com o avanço dos estudos desses túneis, foi visto que, em alguns deles, haviam ninhos de várias espécies de formigas que estavam atrelados à eles e, como é conhecido pela maioria, os xenartras tem o hábito de se alimentarem desse tipo de inseto tão peculiar.

Os registros foram datados em um período chamado Quaternário que, mesmo sendo o período em que estamos, ainda há 2,6 milhões de anos de história para contar. Quando os fósseis dessas formigas e dos xenartras foram datados, descobriram que, na época, a Terra passava por uma condição climática muito difícil, em que os vários animais que viviam na superfície se viram reféns de uma vida subterrânea para sobreviver.

Com isso, os cientistas conseguiram atribuir que os túneis dos xenartras (provavelmente preguiças gigantes e tatus) foram muito explorados nesse período, pela presença desses ninhos de formiga. Essa pode ser uma evidência de que, provavelmente, por causa das condições climáticas, os hábitos subterrâneos se fortaleceram e uma das fontes principais de alimento dos xenartras foram as formigas. Ou seja, se não fosse pela abundância desses insetos sociais, talvez as preguiças gigantes ou os tatus tivessem passado por um perrengue muito maior.

Com o atual cenário de mudanças climáticas e perda de habitats, esse tipo de estudo é necessário para ampliar nosso conhecimento sobre a ecologia, evolução e a adaptabilidade dos animais às diversas condições ambientais.

Texto fonte: GENISE, J.F. and FARINA, J.L. (2012), Ants and xenarthrans involved in a Quaternary food web from Argentina as reflected by their fossil nests and palaeocaves. Lethaia, 45: 411-422. Diponível em:<https://doi.org/10.1111/j.1502-3931.2011.00301.x>. Acessado em: 19/03/2024.

Fonte e legenda da imagem de capa: Ninho de formigas encontradas em túneis de Xenartras em Buenos Aires, Argentina. <https://doi.org/10.1111/j.1502-3931.2011.00301.x>. Acessado em 19/03/2024.


Texto revisado por: Beatriz Fonseca Durão e Alexandre Liparini.

Deixe um comentário