29 de janeiro de 2024.
Por: Darlan Oliveira da Silva
Tartarugas são animais bastantes carismáticos que fascinam a maior parte das pessoas que as encontram. Existem várias espécies de tartarugas, sendo que algumas das mais conhecidas e mais amadas pertencem à superfamília das tartarugas marinhas (Chelonioidea). O tamanho delas pode variar bastante, sendo a maior existente, a Tartaruga de couro (Dermochelys coriacea). Esta tartaruga, quando adulta, pode chegar a 1,75 metros de comprimento, o que é um tamanho demasiadamente grande para uma tartaruga, não é mesmo? Mas se a maior tartaruga dos dias atuais mede 1,75 metros, o que pensar sobre as tartarugas já extintas? Como já é sabido, houve tempos em que os animais atingiam tamanhos colossais. Um novo achado colocou uma nova espécie de tartaruga marinha como a maior já descoberta na Europa e como uma das maiores já existentes no mundo, estamos falando da tartaruga marinha Leviathanochelys aenigmatica, a bizarramente gigantesca tartaruga do Cretáceo Superior.
O fóssil do animal foi coletado no Sudoeste da Europa em 2016, mas apenas algumas partes da carapaça e da cintura pélvica foram encontradas. Se foram achadas apenas essas evidências da existência do animal, como então foi mensurado seu tamanho? Apesar de não ser definitivo que o tamanho da pelve é proporcional ao tamanho corporal da tartaruga marinha, esse grande tamanho da pelve de Leviathanochelys aenigmatica já é um indício de que era um animal bem grande. O comprimento dos ossos de sua pelve era bem maior se comparado ao de outras tartarugas marinhas como a Protostega, cujo tamanho corporal é estimado em 3,4 metros. Dessa forma, os dados atuais sugerem que Leviathanochelys aenigmatica poderia atingir incríveis 3,74 metros. Além dessa nova descoberta colocar a espécie como a maior tartaruga marinha da Europa, ela sugere que diferentes linhagens de tartaruga atingiram tamanhos colossais de forma independente ao longo do tempo. Apesar disso, mais estudos devem ser realizados a fim de entender os motivos que levaram tartarugas a atingirem tamanhos tão gigantescos.
Texto fonte: CASTILLO-VISA, O. et al. (2022). A gigantic bizarre marine turtle (Testudines: Chelonioidea) from the Middle Campanian (Late Cretaceous) of South-western Europe. Scientific Reports, v. 12, n. 1, p. 18322. Doi: 10.1038/s41598-022-22619-w. Disponível em ,https://www.nature.com/articles/s41598-022-22619-w>, acessado em 28/01/2024.
Fonte e legenda da imagem de capa: Imagem ilustrativa de Leviathanochelys aenigmatica feita por ICRA_Arts. Disponível em <https://www.popsci.com/science/giant-turtle-fossil-leviathanochelys-aenigmatica/>, acessado em 29/01/2024.