Paleonto, por que não?

20 de setembro de 2022

Por: Pamella Damásio

Você sabe o que é paleontologia?

Sabe a importância da paleontologia para a sociedade?

A paleontologia em tese é definida por ser o estudo dos fósseis, esta palavra vem do grego em que paleos = velho, antigo e logos = estudo.

E por que estudar os fósseis é importante para mim?

Bom, você nunca se perguntou de onde você veio ou como tal animal surgiu, ou como os seres vivos se modificaram ao longo dos anos? Como sabemos que um determinado ser vivo passou por modificações? De onde veio isso ou aquilo, ou o grau de parentesco entre os seres?

Muitas das respostas para estas perguntas você consegue encontrar graças à Paleontologia, ao estudar um fóssil – que em suma é um vestígio ou resto de ser vivo preservado do passado – é possível fazer algumas observações que nos permitem esclarecer tais dúvidas. Registros fósseis são capazes de nos mostrar, por exemplo, a evolução biológica de um determinado ser vivo, ou seja, consegue inferir se houve ou não mudanças neste ser, e, dependendo de onde aquele fóssil é encontrado pode nos informar o porquê de tais modificações e até mesmo as consequências destas mudanças para tal espécie.

Com o estudo dos fósseis é possível também realizar uma estimativa de data geológica, que significa inferir a partir das características daquele fóssil a qual período o organismo em questão pertenceu, em qual ele foi extinto ou não, ou por que ele sobreviveu a tais fenômenos ocorridos naquele tempo? É possível também, reconstruir, acrescentar e ou modificar a história geológica da terra a partir da presença ou não do ser em determinado momento na geologia.

Mas não se engane, a paleontologia não está só, ela possui ferramentas importantíssimas na identificação e assimilação de fósseis, a Paleontologia anda de mãos dadas com a Evolução e a Geografia, por exemplo, juntas estas vertentes tendem a nos responder de forma biológica sobre a origem e modificações das “coisas”!

No que diz respeito a Educação Ambiental, por exemplo, o ensino da paleontologia é extremamente importante. Pois de acordo com os locais em decorrências de fósseis em determinados lugares, conseguimos inferir muito sobre relações e condições ambientais nas quais determinados seres viviam e se mantinham.

E aí, você terminou de ler este texto com as mesmas ideias que tinha antes de o conhecer?

Diante disso, é valido ressaltar a necessidade da Paleontologia como parte fundamental no ensino escolar desde o nível básico, para que seja difundida, bem como valorizada no que diz respeito a sua importância desde o inicio da formação estudantil de todos.

Por que não aproveitar desde os pequeninos para introduzir um assunto tão importante e necessário?

Por que não explorar dentro disso a metodologia científica, que tem o início pautado nas observações e perguntas?

Por que não utilizar da curiosidade do saber das crianças para ensinar-lhes de forma conjunta sobre a origem das coisas do ponto de vista biológico e sobre o quão importante é ter interesse, dúvidas e iniciativa de testes a fim de responder às questões científicas?

Essa construção sendo explorada desde cedo pode contar com metodologias lúdicas a fim de aproximar os estudantes da área sem que seja chato, porque de fato não é!
Contar com a didática para transformar o ensino é fundamental, e o conhecimento é fonte confrontadora das desigualdades.

E você? Teve acesso a essas informações pela primeira vez por aqui ou foi no ambiente escolar??

Se você pudesse escolher ter tido acesso a estas informações na escola você escolheria?

Artigo fonte: CRUZ, S. de F. C. F. da; BOSETTI, E. P. A geografia e a paleontologia: perspectivas de inter-relações no ensino fundamental. Terr@ Plural, v. 1, n. 2, p. 129–138, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1158 (acesso em: 22 mai. 2023).

Fonte e legenda da imagem de capa: Paleontologia e sociedade. Ensinando paleontologia para crianças. Imagem de Eduardo Rebollada. Extraída de commons.wikimedia.org. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teaching_and_learning_paleontology_to_children.jpg>, acessada em 07/06/2023.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário