De quem é este ovo? Primeiro registro de um ovo amniótico do Cretáceo Inferior (entre 145 e 100,5 milhões de anos) na região da Formação Romualdo, na Bacia do Araripe – Piauí*

26 de setembro de 2022

Por: Ana Vitória Machado Foureaux

*Texto publicado também no espaço biótico <confira aqui>

Um grupo de pesquisadores brasileiros registrou, pela primeira vez, um ovo fóssil na parte superior da Formação Romualdo, na região da Bacia do Araripe, no estado do Piauí. Este espécime foi coletado no ano de 2015, no Sítio Pé da Serra do Félix, no sudeste do estado do Piauí, e a 2,6m do topo da Formação Romualdo.

O fóssil de ovo amniótico foi encontrado envolvido por uma concreção calcária e, para que não ocorresse a destruição do material, apenas alguns segmentos da casca do ovo foram retirados e levados a análises microscópicas, de radiologia e de tomografia. Dessa forma, os pesquisadores conseguiram visualizar o formato e o interior do ovo.

Os resultados dessa comparação foram bastante conclusivos: o ovo encontrado na Formação Romualdo possui uma forma elíptica que se assemelha aos ovos de uma espécie crocodiliana (Mariliasuchus amarali) que viveu no Cretáceo Superior há 70 milhões de anos, na Formação Adamantina em Marília, no estado de São Paulo. Além disso, a espessura da casca do ovo fóssil se assemelha à espessura da casca do ovo do jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus).

Por último, foi detectado uma disposição semelhante a um embrião no interior do ovo e, por isso, o fóssil foi comparado a um ovo de jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) no estágio final do desenvolvimento embrionário. O resultado mostrou que os dois ovos na fase final do desenvolvimento embrionário eram relacionados anatomicamente.

Com isso, a análise feita pelos pesquisadores nos mostra que o fóssil de ovo amniótico encontrado na Formação Romualdo pertence ao grupo dos crocodilomorfos, sendo o primeiro registro nesta região.

Artigo fonte: Abreu, D.; Viana, M.S.S.; De Oliveira, P.V.; Viana, G.F.; Nojosa, D.M.B. (2020). First Record of an Amniotic Egg from the Romualdo Formation (Lower Cretaceous, Araripe Basin, Brazil). Revista Brasileira De Paleontologia, v. 23, n. 3, p. 185-193. Doi: doi:10.4072/rbp.2020.3.03. Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/166 (acessado em: 09/05/2023)

Fonte e legenda da imagem de capa: Fóssil do ovo amniótico registrado pela primeira vez na Formação Romualdo. Escala = 2 cm. Extraída do artigo fonte.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: