Cientistas argentinos identificam fóssil de tubarão gigante extinto na província de Buenos Aires pela primeira vez

04 de julho de 2022

Por: Samuel Carvalho

Um trabalho publicado pela Revista Brasileira de Paleontologia, em junho de 2021, revelou o primeiro registro fóssil da espécie Carcharocles megalodon, um dos maiores tubarões do mundo, na província de Buenos Aires, na Argentina. A identificação foi feita a partir de medidas e análises morfológicas de um único dente, encontrado em uma praia próxima à localidade de Punta Médanos, e envolveu cientistas de três diferentes instituições de pesquisa do país.

O megalodon, como é comumente conhecido, é um dos maiores predadores que já viveu neste planeta. Globalmente distribuído, preferia águas quentes e tinha tamanho estimado entre 15 e 18 metros de comprimento — para efeito de comparação, o tubarão branco (Carcharodon carcharias), o maior tubarão vivente, pode chegar “apenas” aos 6,1 metros. Por se tratar de um animal de esqueleto cartilaginoso, somente as partes mais densas, como os dentes e os centros das vértebras, são comuns de serem fossilizadas, razão pela qual não existem fósseis completos desta espécie. Assim, é necessário extrapolar as medidas dessas estruturas para poder calcular sua massa e comprimento. No caso do indivíduo encontrado, seu tamanho foi estimado em 6 metros e sua massa era de aproximadamente 2,3 toneladas, o que o classifica como um animal juvenil. Além disso, a partir de análises da idade das rochas locais, concluiu-se que ele viveu durante a Época Plioceno, entre 5,33 e 2,58 milhões de anos atrás.

O achado da equipe de pesquisadores argentinos é de grande importância, visto que são poucos os registros devidamente publicados para esta espécie no país, apesar de sua relativa abundância em coleções particulares. Além disso, constitui um importante marcador para se entender tanto a distribuição destes animais na porção sul do continente americano como a paleoecologia e a história evolutiva da província de Buenos Aires.

Texto fonte: De Pasqua, J.; Agnolin, F.; Rolando, A.M.A.; Bogan, S.; Gambetta, D. (2021). First occurrence of the giant shark Carcharocles megalodon (Agassiz, 1843) (Lamniformes; Otodontidae) at Buenos Aires Province, Argentina. Revista Brasileira de Paleontologia, 24(2):141–148, Abril/Junho 2021. DOI:10.4072/rbp.2021.2.05. Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/201 . Acessado em: 07/02/2023.

Fonte e legenda da imagem de capa: Reconstrução de Carcharocles megalodon caçando duas baleias do gênero Eobalaenoptera. Autoria de BrasilEire. Extraída de commons.wikimedia.org. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:VMNH_megalodon.jpg. Acessada em: 07/02/2023.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: