03 de julho de 2022
Por: Miguel Xavier Mailho Maia
Pachyrhinosaurus é um gênero de dinossauros pertencente ao grupo dos Ceratopsia que viveu durante o Cretáceo Superior na América do Norte. Os espécimes dele eram encontrados apenas entre Nobleford e Little Bow River, no sul de Alberta, até que encontraram um crânio perto de Drumheller, indicando uma distribuição mais ampla desses animais.
O espécime foi encontrado exposto perto de Red Deer River com ossos de outros tipos de dinossauros, como hadrossauros. Outros elementos de Ceratopsia não foram encontrados, mas o crânio está em ótimas condições, exceto pelo desgaste do lado direito e de seu escudo ósseo. Esse é o melhor espécime atribuído à espécie Pachyrhinosaurus canadensis, apesar de representar um desafio para os cientistas que querem descrevê-lo.
Os espécimes de Pachyrhinosaurus canadensis incluem, com as palavras do autor: “um crânio lateralmente achatado sem grande parte do rostro e posteriormente incompleto (NMC 8867 – holótipo), uma parte central de um grande crânio com parte da mandíbula (NMC 8866) e parte do topo de um crânio (NMC 8860)”. Desses, os espécimes NMC 8866 e 8867 foram encontrados no vale de Little Bow River e o espécime NMC 8860 foi encontrado em Scabby Butte, no nordeste de Nobleford.
Em comparação com o espécime holótipo, o espécime de Drumheller é maior, com órbitas mais ovais e com um esquamosal diferenciado.
O espécime de Drumheller é um crânio grande, menor apenas que espécimes de Triceratops e Torosaurus, alto e denso. Possui uma espécie de “porrete” ósseo na região nasal composto pelos ossos nasais, frontais, pré-frontais e pré-orbitais. Esse porrete possui uma textura mais esponjosa que o diferencia dos outros ossos, lembrando um pouco o que ocorre nos rinocerontes modernos. As funções desse porrete iam, provavelmente, de ações defensivas a ofensivas e essa estrutura deve ter sido coberta por queratina em vida, podendo ser bem maior do que aquilo que foi preservado. Além disso, esses animais tinham um bico curto, como o que vemos no gênero Centrosaurus e seu babado ósseo era menor que aquele visto em Triceratops, mais arredondado e ornamentado, podendo ser até mesmo fenestrado.
Mesmo com algumas diferenças entre os espécimes, o crânio de Drumheller ainda pode ser considerado pertencente à espécie Pachyrhinosaurus canadensis. Caso estudos mostrem que ele pertence a outra espécie, a filogenia desses animais deverá ser reexaminada.
Artigo fonte: Langston W (1967). A Thick-Headed Ceratopsian Dinosaur Pachyrhinosaurus (Reptilia: Ornitischia), from the Edmonton Formation Near Drumheller, Canada. Canadian Journal of Earth Sciences, v. 4, p. 171-186. DOI: 10.1139/e67-008. Disponível em: https://cdnsciencepub.com/doi/10.1139/e67-008. Acessado em 19/09/2022.
Fonte e legenda da imagem de capa: Desenho representando o espécime de Drumheller em vista lateral direita, permitindo a observação da maior parte da morfologia do animal. Região anterior do crânio (bico) está voltada para a direita e a área da orbita está hachurada. Extraída do artigo fonte.