Ciências na Escola: A Paleontologia Desde a Infância

07 de janeiro de 2021

Por: Bianca Duffles

É possível introduzir a Paleontologia já no Ensino Infantil? Quais abordagens podem ser utilizadas nessa relação? Neste artigo, escrito por Fernanda Torello de Mello, Luiz Henrique Cruz de Mello e Maria Beatriz de Freitas Torello, é proposto o uso da Paleontologia na alfabetização e na construção do conhecimento.

A Paleontologia é um ramo da ciência repleto de conteúdos que vão muito além daqueles abordados durante a Educação Básica, usualmente sendo os dinossauros, a origem da vida e, de forma mais rara, as definições dos tipos de fósseis. Na Educação Infantil, a não introdução da temática se mostra ainda mais grave, pelo fato de muitos dos professores terem de se desdobrar entre os conteúdos de base, como português, matemática e ciências. Isto pode resultar em uma deficiência de entendimentos específicos desta última disciplina, incluindo a área da Paleontologia.

Para que o conhecimento e a vontade de aprendizado pela ciência possam se desenvolver desde a infância, foram elaboradas diversas atividades relacionadas à área, de forma a facilitar a compreensão por parte dos alunos e tornar o aprendizado mais prazeroso para as crianças, além de ser um estímulo aos professores. Essas iniciativas se mostram importantes na popularização da Paleontologia, um dos objetivos do projeto. Dentre essas atividades, foram realizadas mudanças no espaço físico do colégio, atividades voltadas ao educador e tarefas destinadas aos alunos, tanto durante as aulas quanto nas férias.

Os resultados obtidos com este projeto podem ser considerados extremamente satisfatórios, não apenas no desenvolvimento pedagógico, mas também cultural dos alunos e docentes. Culminando, portanto, no aumento significativo da divulgação da Paleontologia e do interesse dos participantes pelo assunto.

Artigo fonte: MELLO, Fernanda Torello de; MELLO, Luiz Henrique Cruz de; TORELLO, Maria Beatriz de Freitas. (2005). A paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo o conhecimento. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 395-410. ISSN: 1980-850X. Doi: 10.1590/S1516-73132005000300005 <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Legenda e fonte da imagem: Dinossauro confeccionado pelos alunos da educação infantil após aulas sobre paleontologia (extraída do artigo fonte).

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: