A importância da Paleontologia

16 de abril de 2022

Por: Roxane Matheus

Vocês, seres pensantes, já se interessou em conhecer a vida no passado??? Já lhe passou pela cabeça ao olhar para uma determinada área, o que acontecia ali milhares de anos antes??? E se eu te contar que existem pessoas que sabem nos dizer exatamente isso!!!

Sabia que esta área especifica de estudo se chama Paleontologia? A maioria das pessoas não conhecem esta palavra, mas imagino que vocês conheçam os dinossauros! Quem nunca ouviu falar neles? Desde pequenos somos ensinados que eles eram animais gigantes e terríveis que viveram há milhares de anos antes de nós e aí veio um grande meteoro e: Puff, acabou com eles! Desde filmes até às pequenas visitas a museus , tudo gira em torno deste grandes animais que viveram há milhares de anos atrás. Mas será que é só isso que a Paleontologia estuda???

Talvez seja por isso, que nos os públicos mais leigos, não sabemos mais sobre o nosso passado, além dos dinossauros. São mais raros os filmes sobre os homens das cavernas ou sobre um garoto que decidiu ir atrás de um fóssil — restos de organismos preservados nas rochas —, a mídia em si prefere os grandes e terríveis animais antigos, que podem devorar uma pessoa. Mas isso não deixa de ser um grande avanço em si, para a Paleontologia, pois estes filmes vêm popularizando-a, e levando mais conhecimentos a público.

Mas a Paleontologia vai muito além destes grandiosos animais. Ela está ligada à ciência que vai estudar a vida pré-histórica, que são achadas em rochas, tendo como objeto, conhecer a vida no passado. A paleontologia tem ainda uma importante atuação nos tempos atuais, não sendo algo apenas vistos em universidades ou filmes, pois a cada ano se torna mais importante conhecer o passado geológico do nosso planeta para conhecer melhor a nossa origem e o próprio planeta onde vivemos.

Através da Paleontologia podemos comprovar a existência de uma determinada forma de vida em um certo período do tempo e até saber por onde andava, ao decorrer de sua vida, servindo como uma declaração sobre aquele ser em especifico, sobre vários aspectos. Com o passar do tempo novas tecnologias tem possibilitado os avanços destes estudos fazendo com que a compreensão sobre a origem do planeta seja mais ampla, trazendo percepção a outras áreas de estudo e complementando outras teorias. A partir dos estudos paleontológicos, que conseguimos identificar as mudanças ocorridas na superfície do planeta através do tempo geológico e entender como as nossas próprias ações o modificam.

Artigo fonte: Filipe, C. H. de O. (2008). Paleontologia: definição, fundamentação e objetivos. Webartigos. <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Fonte e legenda da imagem de capa: Pegadas fósseis representando a localização e trajeto de uma espécie ao decorrer de sua vida. Autoria de Chris Light, extraída do site commons.wikimedia.org <link>.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: