Em 16 de março de 2020
Por: Clara Massote Pidner
Paleontólogos descobriram e descreveram a espécie Oculudenativs khaungraae, um dinossauro cujo tamanho se equivale a um beija-flor. Dado que aves são descendentes diretos dos dinossauros, o fóssil preservado em âmbar intrigou os acadêmicos já que mistura características de aves atuais com aves há muito extintas.
Ao longo da história dos vertebrados os biólogos têm discutido a tendência evolutiva, ou seja, um padrão que se observa em várias espécies , da diminuição de tamanho. É fácil imaginar isso quando pensamos em um Tiranossauro rex ao lado de uma galinha. Nos animais de hoje é muito mais difícil encontrar um exemplar do tamanho de um Tiranossauro rex. Estudiosos explicam esse padrão principalmente pelo fato de animais maiores precisarem ingerir muito mais alimento para manter o metabolismo. O achado da espécie O. khaungraae pode ser uma pista de como esse processo começou a desenrolar, bem como uma pista a mais sobre a história da vida na Terra.
Artigo fonte: Xing, L., O’Connor, J. K., Schmitz, L., Chiappe, L. M., McKellar, R. C., Yi, Q., & Li, G. (2020). Hummingbird-sized dinosaur from the Cretaceous period of Myanmar. Nature, v. 579, n. 7798, p. 245–249. Doi:10.1038/s41586-020-2068-4 <Clique aqui para acessar o artigo fonte>
Fonte da imagem: Extraída do artigo fonte (Figura 4).