Descomplicando o processo de elaboração da paleoarte

Escrito em: 23 de maio de 2026

Por: Arthur Magela

O estudo paleontológico se destaca pela diversidade de seres e ambientes estudados pelo registro fóssil. Entretanto, por tratar-se de um meio acadêmico, existe uma barreira entre os pesquisadores e entusiastas.  Nesse sentido, por mais que os entusiastas tenham interesse em conhecer mais sobre esse ramo, muitos desistem de se aprofundar, seja pela linguagem técnica utilizada, seja pela dificuldade em interpretar um registro fóssil, que, em muitos casos, está em más condições de preservação.

Sabendo disso, o uso de um recurso visual mais claro possibilita um melhor entendimento e uma maior conexão com as pessoas fora desse meio, trazendo uma melhor visão do que se trata o estudo paleontológico. Dessa forma, popularizou-se a paleoarte, que busca demonstrar como seriam as plantas e animais extintos nos ambientes que viveram há milhões de anos. 

Contudo, por mais que sejam usados fósseis como base para essa metodologia de divulgação, é necessário perceber que muitas informações são perdidas com o tempo, gerando dúvidas e tornando necessário suposições mais embasadas para tentar imaginar esses mistérios. Dessa forma, por mais que existam limitações e dificuldades nessa prática, o modelo utilizado hoje é resultado de diversas tentativas realizadas no passado, iniciadas por Charles Laurillard auxiliado por George Cuvier, no século XIX, com o incremento de novas técnicas buscando a melhor representação possível de acordo com o registro fóssil disponível.

Com isso, pode-se notar que, antes de elaborar a representação escolhida, é necessário definir previamente quais materiais e metodologias serão utilizadas nesse trabalho, desde lápis e borracha até métodos mais elaborados, como tinta acrílica ou desenho digital. Ademais, é importante definir de que forma será representado o fóssil escolhido, como, por exemplo, através da retratação individual, que é dividida em três subcategorias que variam de acordo com o tipo de fóssil: vertebrado, invertebrado ou vegetal.

No que diz respeito ao tipo de registros fósseis de vertebrados, ou seja, animais que possuíam coluna vertebral, o processo se torna um pouco mais extenso, porque, a princípio, é feito um estudo para reconstruir esqueleticamente o animal, utilizando os fósseis e realizando análises de qual posição ele ficará. Além disso, nessa etapa, deve-se atentar para a escala e proporção escolhida, buscando maior coerência para a obra. Geralmente, a posição a ser escolhida, faz alusão à como o animal se comportava e à posição em que apresentava maior estabilidade.

Passada essa etapa, busca-se “encorpar o animal” por meio da representação de tecidos moles, como músculos, ligamentos e tendões, visando uma maior consistência ao corpo. Após esse passo, inicia-se o processo de reconstrução tegumentar, no qual, com o auxílio da comparação de outros animais e com os ancestrais mais próximos, é desenvolvido o que representaria os tecidos externos do espécime, ou seja, sua pele, escamas, penas, dentre outros. Por fim, a representação da cor torna-se um grande um desafio, pois, em raríssimos casos, é possível encontrar células preservadas que contenham essa informação, novamente precisando recorrer a anatomia comparada e deduzir quais são as tonalidades e padrões que o indivíduo possuía.

Já para os animais invertebrados, por possuírem um esqueleto externo, há uma maior preservação das estruturas externas e maior chance de passar pelo processo de fossilização. Sabendo disso, existem dois caminhos: se as carapaças estiverem bem preservadas, em moldes, impressões, carbonificações ou em algum outro processo que permita identificar o seu formato, o trabalho é muito simplificado, necessitando, apenas representar aquilo que está sendo visto, com algumas ressalvas. Contudo, caso sejam encontrados fragmentos ou estruturas incompletas, novamente é necessário recorrer à análise  comparada com outros seres semelhantes evolutivamente. Finalizando essa etapa inicial, basta seguir a mesma etapa dos vertebrados para selecionar a cor mais provável que ele possivelmente apresentou enquanto vivia.

Por fim, para reconstrução de fósseis vegetais, a abordagem é um pouco diferente, uma vez que trata-se de seres vivos bem diferentes dos animais. Entretanto, algumas etapas, como a análise do ambiente, da proporcionalidade e comparações com espécies atuais, continuam sendo indispensáveis. Inclusive, os processos de fossilização encontrados, assim como nos invertebrados, auxiliam bastante os responsáveis pela reconstrução, porque as marcas gravadas em rochas, solo e o formato dos próprios fósseis muitas vezes apresenta muitos detalhes. Entretanto, por mais que exista essa maior facilidade, em plantas de médio a grande porte, muitas informações estão separadas ou foram perdidas com o tempo, exigindo maior pesquisa e criatividade por parte do artista. Desse modo, muitas partes do vegetal são feitas com suposições acerca de suas outras estruturas, tendo como base pontos soltos, como folhas, pétalas, troncos, dentre outros. Nesse sentido, a escolha da cor segue o mesmo desafio, contudo a dedução torna-se mais assertiva, pelo fato da maioria das plantas da atualidade seguirem um padrão de tonalidades de cor para cada estrutura.

Logo, com todas essas metodologias apresentada, pode-se concluir que a paleoarte, consiste em uma representação científica de seres extintos, que passa pela interdisciplinaridade, unindo artistas, paleontólogos, biólogos e outros profissionais, para a elaboração de “apenas uma reconstrução” que imagina demonstrar como era o passado de nosso Planeta. Além disso, a união de vários seres vivos reconstruídos, nos permite visualizar o seu paleoambiente, ou seja, o local passado no qual eles viviam, expandindo a disseminação de conhecimento científico para um público novo, que pode compreender a história desses seres de forma esclarecida e sem a necessidade de termos técnicos.


Texto fonte: MARTINE, Ariel Milani; RICARDI-BRANCO, Fresia. (2017). Descrição dos métodos paleoartísticos para reconstruções de animais e vegetais fósseis. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 101–112. DOI: 10.20396/td.v13i2.8650086. 

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8650086.

Fonte e legenda da imagem de capa: Reconstrução de um ambiente Jurássico por meio da paleoarte. Autor: Scott Hartman.

Disponível em: https://www.deviantart.com/thetimeduck/art/Allosaurus-fragilis-and-Brontosaurus-excelsus-900072148.

Texto revisado por: Natália F. F. Medeiros e Alexandre Liparini.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Paleontologia Hoje

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo