Bicos ou dentes, por quê as aves ainda existem e os dinossauros não?

01 de julho de 2022

Por: Flávia Alves França

Quando pensamos em extinções em massa, uma em especial nos vem à mente: a extinção do final do Cretáceo, há 66 milhões de anos atrás, que foi responsável pelo fim da era dos dinossauros. Mas você já parou para pensar por que os dinossauros morreram enquanto algumas aves sobreviveram? Essa é uma pergunta que permeia a Paleontologia há muito tempo e a resposta parece estar na alimentação desses animais.

Antes de tudo, devemos lembrar que as aves são os parentes vivos mais próximos dos dinossauros e que, apesar da sua diversidade atual, muitas foram extintas depois da queda do meteoro. Ainda assim, nenhum outro dinossauro com penas, como os Velociraptor sobreviveram ao evento. Portanto, qual o diferencial de algumas aves que permitiu a sua sobrevivência?

Através de um estudo do dente de pequenos dinossauros carnívoros, Larson et al. parecem ter encontrado uma hipótese, a de que, aqueles pássaros que perderam os dentes, substituindo-os por bicos, os chamados neornitinos, foram a maioria dos sobreviventes dentre os dinossauros, pois essa característica os permitiam se alimentar de sementes, alimento bastante resistente a eventos catastróficos e que pode permanecer viável por bastante tempo. Esse é, inclusive, um padrão observado hoje em ambientes atingidos por fogo, no qual aves granívoras, aquelas que se alimentam de sementes, são as primeiras do grupo a reabitarem o espaço pós perturbação, exatamente pela resistência e viabilidade do alimento.

É importante sabermos que essa não é uma resposta final para a questão, mas sim uma boa hipótese, e outras características também podem ter sido responsáveis pelo sucesso evolutivo deste grupo de aves. Por isso, mais estudos são necessários e mais fósseis também. Além disso, o conhecimento sobre o tema nos ajuda a preencher lacunas paleontológicas, mas também permite entender os padrões de morte e sobrevivência em grandes eventos de extinção, como o que podemos estar vivendo hoje.

Artigo fonte: Brusatte, Stephen L. (2016). Evolution: How Some Birds Survived When All Other Dinosaurs Died. Current Biology, v. 26, n. 10, p. R415-R417. Doi: 10.1016/j.cub.2016.03.043 Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960982216302536 . Acessado em: 26/01/2023.

Fonte e legenda da imagem de capa: Representação artística da linhagem de dinossauros e a sua extinção, demonstrando a sobrevivência das aves. Autoria de Jade Albanaz.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário