16 de novembro de 2021
Por: Augusto Ventura da Silva
Na maioria dos campos de pesquisa é normal não pensar no Brasil como o centro das atenções, porém, o que poucos sabem é que o Brasil é muito importante quando se fala da paleontologia, grandes descobertas a respeito da história dos seres vivos, inclusive do ser humano, foram achadas em território Brasileiro. Vale ressaltar que quando o assunto é descoberta de fósseis, não se deve deixar de fora Peter Wilhelm Lund, que durante o século 19 fez grandes descobertas da história natural do nosso pais.
Nesse sentido, Peter W. Lund fez grandes descobertas, e é impossível destacar todas, por esse motivo, vai ser realçada as descobertas entre o período de 1836 a 1844. Inclusive, Charles Darwin citou o trabalho desse pesquisador várias vezes. Essas pesquisas, como a do Peter Lund, são importantes para fazerem conexões com tempos passados e descobrir o que ocorreu no passado até chegar ao presente, entender o que ocorreu naquela cidade, estado, pais, continente, ou até mesmo com o planeta.
Uma das grandes descobertas de Lund, foi o “homem de lagoa santa”, que incorporou ao conhecimento científico que haviam comunidades humanas há mais de 11 mil anos atrás no continente sul-americano, além de colocar o Brasil a frente em divulgação científica e cultural, mostrou que havia vida de seres humanos no continente muito antes de que os Portugueses acreditavam.
Artigo fonte: Paulo Henrique Martinez (2012) A nação pela pedra: coleções de paleontologia no Brasil, 1836-1844, História, Ciências, Saúde–Manguinhos, 19 (4). DOI: 10.1590/S0104-59702012000400004 <Clique aqui para acessar o artigo fonte>
Fonte e legenda da imagem de capa: Fóssil de mais de 11 mil anos encontrado por Peter Lund. Imagem extraída da Wikimedia Commons utilizado o termo de pesquisa: Homem de Lagoa Santa <link>.