Material didático em forma de kit voltado para a Paleontologia

22 de agosto de 2021

Por: Aline Couto Miranda

Um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Faculdade de Ciências, com o apoio do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará propôs um kit de paleontologia para aulas práticas de Ciências voltadas para estudantes do Ensino Fundamental como material didático-instrucional. Este kit tem como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre a Paleontologia, bem como levá-los a compreender a relevância dos fósseis para a o esclarecimento da vida e do ambiente existentes no passado, interpretando e estudando os fósseis.

Dentro das ciências, o estudo da Paleontologia é mais bem desenvolvido do que em outras disciplinas como história e geografia dentro das escolas, uma vez que está ligado a temas como evolução, surgimento da Terra e tecnologias. Nota-se que o estudo dessa área permite que o tempo geológico, o clima, a fauna e a flora de tempos passados sejam investigados, contribuindo para os estudos e pesquisas dos dias atuais. Além disso, temas como consciência ambiental e desenvolvimento sustentável também podem ser trabalhados.

O material é composto por um kit de réplicas de fósseis e uma cartilha. Esta, possui 18 páginas contendo uma introdução com conceitos iniciais ao tema, desafios com textos e ilustrações, bem como informações gerais, além da resolução dos desafios no final.

O kit e a cartilha foram avaliados em atividades realizadas no laboratório de Ciências por estudantes do Ensino Fundamental do 6º ano da Escola Estadual Visconde de Mauá. Observou-se uma ótima aceitação por parte dos estudantes daquilo que foi proposto, houve colaboração entre eles para resolver os desafios, bem como muita curiosidade acerca do tema.

A mediação do professor durante a realização dos exercícios foi de suma importância para concretizar o aprendizado acerca do tema, de forma que a prática fluiu muito bem durante a aula. Concluiu-se diante dos resultados observados que o kit e a cartilha cumpriram os objetivos propostos e apresentam um grande potencial de aplicabilidade nas escolas.

Artigo fonte: Bergqvist, Lílian Paglarelli e Prestes, Stella Barbara Serodio. Kit paleontológico: um material didático com abordagem investigativa. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2014, v. 20, n. 2 [Acessado 23 Agosto 2021] , pp. 345-357. DOI: 10.1590/1516-73132014000200006. ISSN 1980-850X. <Clique aqui para acessar o artigo fonte>

Fonte e legenda da imagem de capa: Cartilha associada o kit paleontológico. Imagem extraída do artigo fonte. Foto: Lílian P. Bergqvist.

Publicado por Alexandre Liparini

Mineiro, gaúcho, sergipano, e por que não, alemão? No caminho sempre a paleontologia como paixão e agora como profissão. Adora dar aulas e pesquisar sobre origens e evolução. Se esse for o tema, podem perguntar, por que não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: